terça-feira, 27 de maio de 2008

IEL está com inscrições abertas para programa de iniciação científica e tecnológica

Ao todo, são 600 bolsas para universitários realizarem projetos em micro e pequenas empresas no biênio 2008/2009

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com inscrições abertas até 11 de julho para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec). A iniciativa, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece 600 bolsas para que estudantes de nível superior ou superior tecnológico desenvolvam projetos de empreendedorismo, inovação tecnológica ou melhorias de gestão em micro e pequenas empresas.
Os projetos serão realizados no biênio 2008/2009, com seis meses de duração cada. Os estudantes receberão bolsas mensais de R$ 300. A partir das necessidades identificadas nas empresas, os universitários selecionados e orientados por professores, devem elaborar projetos para gerar soluções tecnológicas capazes de trazer ganhos de produtividade para as empresas. Para se candidatar ao programa, os empresários, professores e alunos interessados devem entrar em contato com os núcleos regionais do IEL.
O frigorífico da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) aumentou seu faturamento mensal em mais de R$ 3.500 e acabou com o absenteísmo por dores musculares graças às melhorias tecnológicas desenvolvidas por Vilmar Dalapria, estudante de Tecnologia em Manutenção Industrial do SENAI e bolsista do Bitec 2007.
A empresa enfrentava problemas crônicos de funcionários afastados por dores musculares causadas por uma raspadeira usada para extrair a carne da cabeça de suínos. Quando os afastamentos chegaram a oito num só mês, a empresa suspendeu o uso do equipamento, passando a descartar com as carcaças centenas de quilos de carne que não podia ser retiradas sem a máquina.
Foi quando a MSD Montagens Industriais, que presta serviços ao frigorífico, recorreu ao programa Bitec para ter um estudante de tecnologia debruçado sobre o problema. As inovações desenvolvidas por Dalapria reduziram o peso da máquina em 40% e transferiram seu acionamento manual para um pedal. Renovada, a raspadeira voltou a ser usada, aumentando a produção da empresa com zero de absenteísmo. Entusiasmada, a cooperativa contratou Dalapria e passou a incentivar outras iniciativas voltadas ao aprimoramento tecnológico.
Mais informações: www.iel.org.br

Um comentário:

J.BOSCO disse...

Mudou? essa cor é bonita,mas o azul é charmoso...rs!
O de menos,importante é o conteúdo.
abs