quinta-feira, 15 de maio de 2008

Preview

Infocentro Marabá
• Técnicos da Prodepa e da Sedect estiveram em Marabá, no sudeste do Estado, para montar o primeiro Infocentro Comunitário do Programa NavegaPará, projeto de inclusão digital do Governo do Estado. O Infocentro de Marabá funcionará como um local de formação e capacitação gratuita da sociedade para utilização do computador e do acesso à Internet. A inauguração do Infocentro foi realizada na quarta-feira passada.

Infocentro Guamá
• O Infocentro Comunitário de Marabá será o primeiro, de uma série de mais de 50, a serem inaugurados no Estado. O espaço terá 18 computadores novos, todos conectados à Internet e com sistema operacional Linux. O próximo Infocentro Comunitário será inaugurado no Instituto Lar Fabiano de Cristo, no bairro do Guamá, em Belém.

Interação
• No próximo dia 20, colaboradores da Amazônia Celular e da Oi vão participar de um evento especial. Será a primeira vez que haverá uma interação direta dos funcionários das duas operadoras após a compra efetiva da Amazônia Celular pela Oi.

Renovação
• A Amazon Corporation, renovou o parque tecnológico em seu data center com novos servidores Dell. A mudança garantirá aos clientes da Amazon acesso ininterrupto aos seus sites, banco de dados e e-mails, com maior espaço físico, racks para instalação de servidores, através do serviço de colocation, conectividade à Internet e gerenciamento / monitoramento.

Novos serviços
• Com a renovação, a Amazon Corporation investirá também em novos serviços, como planos de servidores virtuais (Hosting), alocação de espaço físico (Colocation), serviços de hospedagem com mais e-mails, espaço e subdomínios.

Microsoft
• O primeiro escritório da Microsoft na região Norte do país foi apresentado a jornalistas pelo gerente regional Norte e Nordeste, Luís Eduardo Pinto e pelo gerente da filial Belém, Mauro Bastos, durante um café da manhã, que explicaram como a gigante mundial do setor de software poderá colaborar no crescimento econômico do Pará e na melhoria da mão-de-obra para os grandes projetos que já estão e outros que estão chegando ao Estado. Aliás, o serviço de infra-estrutura do novo escritório, foi executado pela paraense Plant Engenharia.

Sistema de gestão
• Um sistema de gestão baseado em um software desenvolvido pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, aplicado em pelo menos 17 países da América Latina e do Caribe, na Europa Oriental (Geórgia) e na Ásia (Timor Leste), já foi implantado no Brasil, em três órgãos do governo federal (incluindo a Presidência da República), na prefeitura de São Paulo e no governo do Amazonas. Outras unidades da Federação estudam sua adoção.

Sigob
• Chamada Sigob (Sistema de Informação e Gestão para a Governabilidade), a ferramenta dispõe de 15 sistemas e tem entre seus pilares a transparência dos processos internos de gestão pública, através de uma espécie de mapeamento eletrônico das ações. Saiba mais em www.sigob.org/sigob

CCPP
• Para ‘dinamizar’ ainda mais as discussões sobre a propaganda paraense, especialmente sobre a criação publicitária, o CCPP - Clube de Criação Publicitária do Pará criou um blog. Uma rápida pesquisa no Google mostra que o ‘espaço para divulgar as suas idéias’ anda mesmo esquecido... A data do último post: 9/12/2005.

EPAEP 2008
• Durante a abertura do II Encontro Paraense de Engenharia de Produção - EPAEP 2008, na semana passada, o Vice-Reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, chamou a atenção para a carência detectada de profissionais dos setores de tecnologia e engenharia. A afirmação foi corroborada durante a palestra de David Leal, coordenador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores - PDF, onde foi apresentado estudo no qual o Estado do Pará deverá receber investimentos da ordem de 55 bilhões de reais até 2012, necessitando igualmente de um grande volume de mão-de-obra capacitada.

Pirataria
• Além dos mercados de software, fonográfico e audiovisual, a pirataria atinge os mais diversos setores da indústria de bens de consumo, como medicamentos, produtos de limpeza, óculos de sol, tênis, bebidas, combustíveis e brinquedos. A utilização desses produtos pode trazer inúmeros malefícios à saúde. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o uso de óculos piratas pode acarretar o desenvolvimento de diversas doenças, entre elas a catarata.

Veio, viu e gostou
• Joe McGrath, CEO e presidente mundial da Unisys, multinacional norte-americana fornecedora de serviços e soluções de Tecnologia da Informação (TI), esteve no Brasil em reunião com os principais clientes e executivos locais da companhia. O objetivo da visita foi avaliar novos investimentos na subsidiária brasileira, que ocupa hoje a quarta posição global. Resultado: McGrath ficou muito contente com o que viu e planeja acelerar o ritmo de investimento no País neste e nos próximos anos. Serão contempladas as áreas de Segurança, Open Source e Outsourcing, além da modernização e virtualização de ambientes de TI. Para o principal executivo da Unisys no mundo, injetar dinheiro no Brasil é garantia de retorno.

Symantec: mais 2
• A Symantec anuncia a inauguração de duas novas sedes, dando continuidade à estratégia de negócios iniciada no ano passado. Depois de Rio de Janeiro e Brasília, a empresa agora terá também espaço físico em Belo Horizonte e Porto Alegre. A decisão da empresa em inaugurar sedes nestas cidades foi permeada pelo significativo crescimento econômico das duas regiões nos últimos anos.

Nós da Comunicação
• O portal de comunicação corporativa Nós da Comunicação (www.nosdacomunicacao.com), lançado na segunda-feira, dia 12 de maio, no Rio de Janeiro, oferece aos profissionais e estudiosos da área um espaço para discutir, refletir e difundir assuntos relacionados ao setor e compartilhar conhecimento de forma transdisciplinar. Para os leitores e participantes, o Nós da Comunicação colocará à disposição um conteúdo rico e dinâmico, alimentado permanentemente com ajuda de dezenas de colaboradores distribuídos por empresas, veículos de comunicação e outras entidades.

Speed Racer na Claro
• A Claro traz, em primeira mão para os celulares, o filme Speed Racer. Dos mesmos criadores da trilogia Matrix, o filme, que estreou nas telonas no dia 9, já chegou os clientes da operadora, que podem baixar papéis de parede, protetores de tela, trailer e jogo download do piloto-prodígio. Tudo através do site do Claro Idéias

3º Conahpa
• Entre 18 e 22 acontece o 3º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (Conahpa), realizado pelo curso de Mestrado em Design, Centro de Pesquisa em Design, Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi. O evento, que se realiza pela primeira vez em São Paulo, é o único no País a debater este assunto e, este ano, abordará cinco temas especificos: Educação, Design de Hipermídia, Tecnologia e Sociedade, Design da Informação, e Aplicativos.

Nenhum comentário: