domingo, 25 de maio de 2008

Preview

Byte Cidadão I

• Os alunos do 7º período do curso de Bacharelado em Sistema de Informação do CESUPA, Ricardo Pinto Maciel e Milton Vasquez Neto arregaçaram as mangas para realizar a campanha Byte Cidadão, cujo objetivo é a arrecadação de computadores usados para contribuir com o projeto de Inclusão Digital.

Byte Cidadão II

• A campanha já arrecadou cerca de 20 micros e se estenderá até o dia 30 deste mês. A mobilização faz parte do projeto que irá criar laboratórios de informática em sete escolas publicas do município de Mãe do Rio, localizado no Nordeste Paraense.

Byte Cidadão III

• De acordo com Ricardo Maciel, “o projeto pretende atingir as classes mais baixas do município, com a criação de cursos de computação, para que a população tenha a oportunidade de utilizar o computador tanto para coletar informações quanto para o uso no trabalho”. A doação pode ser feita na unidade José Malcher do CESUPA, na avenida Governador José Malcher, próximo a 9 de janeiro.

Sacolas recicláveis

• A operadora Vivo começou a substituição das sacolas plásticas oferecidas nas lojas próprias, trocando-as pela versão de papel – 100% pós consumo. As novas sacolas têm tamanho padrão, ideal para levar as caixas de celulares comercializados pela Vivo. As de material plástico continuam sendo utilizadas normalmente até o término dos estoques e estão sendo substituídas aos poucos, de maneira gradual. A iniciativa está alinhada à estratégia da companhia de promover ações de preservação ambiental com foco na sustentabilidade do planeta.

Especializações

• A Amazon Corporation conquistou especializações Microsoft no começo do ano. Com elas, a empresa paraense está homologada para oferecer serviços de infra-estrutura, Office e segurança (sistemas operacionais, AD, Exchange, ISA, WSUS e IIS, por exemplo) para as grandes corporações. Além das certificações técnicas, a Parceira Gold conquistou a certificação Education Specialist a qual habilita o parceiro pra ser especialista no licenciamento (formação e venda de licenças de software) e implantação de produtos e software MS para o mercado acadêmico, única a obter essa competência no norte do país.

Celulares 1

• O mês de abril registrou o maior número de habilitações de celulares do primeiro quadrimestre de 2008. Foram 1.931.693 novas linhas na telefonia móvel em abril, um crescimento de 1,54% em relação ao mês anterior. Na comparação com abril de 2007, o aumento foi de 167,25%. Para meses de abril, esse é o segundo melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de abril de 2005 quando foram registradas 2.155.139 novas habilitações.

Celulares 2

• De acordo com os dados da Anatel, atualmente o Brasil tem 127.742.756 assinantes de telefonia móvel. Desse total, 80,85% são pré-pagos e 19,15% pós-pagos. Ao longo dos últimos doze meses a telefonia celular teve incremente de 24.867.520 novos assinantes, um crescimento de 24,17%.

Celulares 3

• No ranking do mercado, a Vivo segue na liderança com 27,20% de participação, em seguida aparece a TIM, com 25,85% dos assinantes de telefonia celular do Brasil. A Claro tem 24,75% e ocupa a terceira posição, a Oi aparece em quarto lugar com 13,96% do mercado nacional. A Telemig Celular ocupa o quinto, com 4,29% de participação e a Brasil Telecom GSM está em sexto lugar com 3,66%.

Posse

• No dia 8, o secretário de C&T do Estado do Tocantins, Osmar Nina Garcia Neto, foi empossado como diretor regional Norte do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de CT&I (Consecti). Ele tomou posse durante reunião realizada em Brasília.

Imagine Cup 2008

• A final da etapa brasileira da Imagine Cup 2008, copa do mundo da computação promovida pela Microsoft em quase 200 países, vai ser realizada no próximo dia 28 de maio, às 14h, em São Paulo (www.imaginecup.com.br). A competição regional tem como objetivo apontar a equipe que vai representar o País na categoria Projeto de Software na final mundial, que acontece entre 3 e 8 de julho em Paris. O tema da edição deste ano é o meio ambiente: “Imagine um mundo onde a tecnologia possibilita um meio ambiente sustentável”.

Imagine Cup 2008

• Na ocasião, as oito equipe finalistas entre as 118 inscritas na categoria Projeto de Software apresentarão seus projetos e os jurados anunciarão os vencedores. Aí será conhecida a equipe que ganhará a viagem à França para representar o Brasil na competição mundial - além de um prêmio em dinheiro.

Imagine Cup 2008

• O evento vai premiar também os três melhores projetos da Imagine Cup Cidadania. A edição, 100% brasileira, é voltada para jovens entre 14 e 16 anos e tem o objetivo de estimular o uso da tecnologia entre os estudantes de comunidades carentes beneficiadas pelos projetos do programa Potencial Ilimitado da Microsoft.

Joomla! Day Belém

• Acontecerá no Auditório do Cesupa, Campus da José Malcher, em Belém, nos dias 13 e 14 de junho, o I Encontro de Usuários e Desenvolvedores do SGC Joomla! - JoomlaDay Belém. O Joomla! é um sistema de gerenciamento de conteúdo livre, desenvolvido com o objetivo de simplificar o gerenciamento de intranets, portais e sites, inclusive trabalhando com e-commerce. Mais informações sobre o evento que é promovido pela Sucesu Pará, pelo grupo Joomla! Paid’égua e pelo Cesupa, através de www.joomlapaidegua.com.

Infocentro Guamá (1)

• Foi inaugurado dia 14 último, o primeiro Infocentro Comunitário do Programa Navegapará em Belém, e o segundo do programa no Estado. O Infocentro conta com 19 máquinas conectadas à Internet e tem como objetivo ser um centro de formação e capacitação gratuito para a comunidade. Todos que vão utilizar o espaço serão cadastrados e receberão um cartão magnético que dará acesso ao Infocentro e aos cursos.

Infocentro Guamá (2)

• O lançamento aconteceu no Lar Fabiano de Cristo, bairro do Guamá, e contou com a presença da Governadora Ana Júlia, além do Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro.

Sebrae Pará

• Aconteceu segunda-feira, dia 19, no auditório do Sebrae Pará, em Belém, o lançamento do Prêmio Finep de Inovação 2008 - Região Norte. Saiba mais sobre o lançamento e o prêmio em www.finep.gov.br/premio.

“Blablablá” digital

• A instalação de uma fábrica japonesa de semicondutores no Brasil, que serviu de justificativa competitiva e política pelo governo para a adoção do padrão japonês de TV digital, não passava de um “blablablá”. A afirmação é do ministro do Desenvolvimento do Governo Lula, Miguel Jorge.

Nenhum comentário: