terça-feira, 13 de maio de 2008

Prodepa recebe licença da Anatel

A Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará, Prodepa, recebeu da Anatel (Agência Nacional de Tecomunicações) na manhã de ontem, 12 de maio, a licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). Com a licença, a Prodepa transforma-se em uma empresa de Telecomunicações, com liberação para operar em serviços de telefonia e transmissão de dados (internet). No Pará, empresas privadas como a Embratel e a Oi/Telemar já prestam esse serviço. A licença SCM é o maior grau de credenciamento concedido pela Anatel.
A licença foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 12 de maio, e já entrou em vigor. A liberação não tem prazo para expirar e vale para projetos em âmbito nacional e internacional.
A Prodepa é a primeira empresa pública do Norte, Nordeste e centro-oeste a conquistar a licença. A nível nacional apenas quatro instituições possuem a liberação: Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), Procergs (Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, Prodabel (Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte) e a Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará)
De acordo com o presidente da Prodepa, Renato Francês, a licença é uma conquista inédita e vai desenvolver o Programa NAVEGAPARÁ. "A partir de agora a Prodepa vai prover o acesso a própria rede do NAVEGAPARÁ sem necessitar a contratação do serviço de outras operadoras de telecomunicações. Isso se caracteriza num ganho real para o Estado", disse Renato.
Ainda de acordo com Renato, além de disponibilizar o acesso à internet de banda larga, a licença vai possibilitar ao NAVEGAPARÁ a utilização do VOIP (transmissão de voz/ áudio pela internet), IPTV (transmissão de imagens pela internet) e Vídeo conferência (transmissão de imagens em tempo real).
O Programa NAVEGAPARÁ tem o objetivo de interligar as regiões do Estado através de rede fibra óptica, levando internet de alta velocidade para os municípios e reduzir assim a exclusão digital no Pará. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e a Empresa de Processamento de Dados do Estado.

Nenhum comentário: