terça-feira, 6 de maio de 2008

OI contrata Trópico, AsGa e centro de referência CPqD para o desenvolvimento de projetos de rede e serviços

A Oi, primeira empresa quadri-play do Brasil, está ampliando seus investimentos em tecnologia nacional. A companhia fechou contrato com as empresas brasileiras Trópico Sistemas de Telecomunicações e AsGa Sistemas para o desenvolvimento de projetos que serão utilizados na implementação da portabilidade numérica na rede de telefonia fixa. Além disso, a Oi ampliou contrato com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) para uso de solução tecnológica para envio automático de ordens de serviço para gerenciamento da rede. Juntos, os três contratos têm valor aproximado de R$ 50 milhões para este ano.
“Estamos comprometidos em impulsionar a expansão do setor de tecnologia no Brasil, com investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento de empresas nacionais. Para uma companhia 100% brasileira como a Oi, a existência de uma indústria local forte e de pólos de tecnologia de ponta como o CPqD representa um grande diferencial competitivo. Para atingir nossos objetivos de crescimento, vamos estimular e demandar cada vez mais tecnologia desenvolvida no Brasil”, afirmou o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco.

Portabilidade

A portabilidade numérica, que permitirá aos clientes manter o número do telefone ao mudar de operadora ou endereço, começará a ser oferecida em agosto para algumas localidades e evoluirá gradualmente até o primeiro trimestre de 2009, quando chegará aos grandes centros do país.
O contrato com a fornecedora Trópico – uma joint-venture entre a Promon e o CPqD – prevê a expansão da rede de sinalização chamada 7IP, com a implantação dos servidores de sinalização em todos os 16 estados que compõem a rede de telefonia fixa da Oi. Atualmente, eles estão presentes em 11 estados.
A rede de sinalização 7IP foi desenvolvida em conjunto pelas equipes técnicas da Oi e do CPqD, cabendo à Trópico implementar a solução, que consiste na centralização da inteligência de toda a rede fixa, e ainda desenvolver a solução de portabilidade numérica da empresa. A AsGa, por sua vez, será responsável pela utilização das informações providas pelos servidores de sinalização 7IP para complemento da execução do serviço de portabilidade.
O projeto de expansão dos servidores 7IP da Trópico começou em março, no Ceará, e segue gradualmente para Pernambuco (abril), Minas Gerais (maio), Bahia (junho) e Rio de Janeiro (julho). Este é o maior investimento da Oi na Trópico, que já desenvolveu projetos importantes para a companhia, como bilhetagem por minuto, controle de chamada de pré-pago (AICE), bilhetagem do acesso discado à internet e controle de bloqueios e permissões de chamadas.

Gerenciamento de rede

Maior centro de pesquisas em telecomunicações da América Latina, o CPqD fornecerá à Oi a nova versão do software SGE, que permite o envio automático de ordens de serviço aos técnicos responsáveis pelo gerenciamento da rede externa da companhia. Ao centralizar o envio de informações aos profissionais de campo, a Oi ganhou agilidade na manutenção da rede.
Implantado com sucesso há cerca de quatro anos pela Oi, o SGE tem sido aprimorado com atualizações tecnológicas desenvolvidas a partir de pesquisas do CPqD. Os dados centralizados pelo software são transmitidos para os aparelhos móveis dos aproximadamente 20 mil técnicos que atuam a serviço da companhia.

Sobre a Oi:

A Oi é pioneira na prestação de serviços convergentes e integrados de telecomunicações no Brasil. A empresa oferece transmissão de voz local e em longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento.
No mercado de varejo, a Oi atua em 16 estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste (Região I) e, no mercado corporativo e de longa distância, a companhia opera nacionalmente. Além disso, a Oi adquiriu licença para operar telefonia móvel em São Paulo, fortalecendo o posicionamento estratégico de sua cobertura.
A Oi encerrou o mês de março com cerca de 33 milhões de clientes, sendo 14 milhões em telefonia fixa, 17,3 milhões em telefonia móvel e 1,6 milhão em banda larga.

Sobre a Trópico:

A Trópico Sistemas de Telecomunicações S.A., fundada em 1999 através de uma joint-venture entre a Promon, empresa líder em tecnologia com forte expressão no setor de telecomunicações, e o CPqD, maior centro de pesquisa em telecomunicações da América Latina, responde por mais de oito milhões de terminais digitais, cerca de 20% da planta instalada em todo o Brasil. Recentemente, expandiu sua atuação para os Estados Unidos e outros países da América Latina. No final de 2001, a Trópico Telecomunicações recebeu um investimento minoritário da Cisco Systems.

Sobre a AsGa Sistemas:

A AsGa Sistemas é uma empresa que se dedica a projetar, desenvolver e comercializar soluções de software e hardware para o mercado de telecomunicações. Nascida da AsGa S/A, lider nacional no segmento de modens ópticos (aproximadamente 75% de todos os modens ópticos instalados no Brasil levam a marca AsGa) a AsGa Sistemas faz parte de uma estratégia de diversificação que visa o fortalecimento estrutural do grupo.

Sobre o CPqD:

Há 31 anos atuando em Telecom e Tecnologia da Informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

Nenhum comentário: