terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vendas de PCs devem alcançar 29.4 milhões de unidades até o final do ano

No primeiro semestre deste ano já foram vendidos 12,8 milhões de PCs na América Latina, sendo que 70% desse total representa desktops (8,9 milhões de unidades) e 30% representa a venda de computadores portáteis (3,8 milhões de unidades de notebooks vendidos), um crescimento total de 25%, se comparado ao mesmo período do ano passado (10,2 milhões de PCs vendidos). Segundo dados do IDC América Latina, a previsão de vendas até o final de 2008 será de 29,4 milhões de computadores, número 29% superior ao de 2007 (19.2 milhões unidades de desktops e 10.2 milhões de notebooks).
A penetração de notebooks corresponde a 35% do volume total de vendas de computadores na América Latina e chegará a 63% até o ano de 2012, desde que as condições econômicas se mantenham.
Além das inúmeras inovações tecnológicas apresentadas ao consumidor, as razões que continuam impulsionando a venda de PCs no mercado latino americano são, principalmente, a taxa baixa do dólar, a maior disponibilidade de crédito, a forte aspiração dos consumidores e a crescente concorrência que aumenta e diversifica os modelos e preços disponíveis no mercado. Outro fenômeno importante na América Latina é a substituição, aos poucos, do computador familiar pelo computador individual.
"Percebemos que os usuários que já tiveram a experiência do primeiro computador sentem a necessidade de adquirir produtos com mais funcionalidades, maior mobilidade e maior poder de processamento, como processadores dual ou quad core e os preços em queda acentuam ainda essa tendência,”, analisa Jesus Maximoff, diretor geral de Intel para América Latina.
Nas classes A e B dos países latinos, a tendência de segmentação se consolida uma vez que os consumidores pedem por produtos direcionados às necessidades específicas, como PCs dedicados a jogos, educação, centrais de mídia ou entretenimento, público infantil ou uso profissional.
Hoje, 67% do mercado de PCs na América Latina é formado por vendas para consumidor ou home (pessoa física e estima-se que esse percentual alcançará os 70% em 2012.), 37% de computadores para negócios e 8% de computadores destinados para educação e governo.
Um crescimento expressivo para América Latina está no segmento de educação e governo, onde é esperado um crescimento de 54% nas vendas de computadores até o final de 2008, sendo este número representado por computadores empregados tanto nas estruturas acadêmicas (incluindo universidades) ou como no uso como ferramenta de trabalho. Já no segmento de home, o crescimento esperado é de 38%.

Penetração de Notebooks na América Latina

É esperado um crescimento de 35% na venda de notebooks na América Latina até o final de 2008 e os países que mais impulsionam as vendas são: Chile (com previsão de crescimento de 55%), Colômbia (com 48%) e México (com 41%).
A mobilidade continuará na pauta das empresas e consumidores domésticos. Até o final de 2008, os países latinos irão se deparar com um crescimento exponencial de dispositivos móveis, cada vez com funções mais avançadas de multimídia, avalia a Intel.
O grande desafio dos próximos anos será o crescimento da oferta de banda larga na mesma velocidade em que mercado de PCs cresce. Segundo Maximoff, para isso será cada vez mais fundamental o desenvolvimento de uma infra-estrutura adequada, uma forte atuação do governo nesse sentido, definindo as regras e criando condições para os investimentos necessários, além dos desfechos de implantação de WiMAX que definirão os padrões e regras que o mercado deve seguir.
“O cenário latino-americano é otimista para 2008. Mobilidade, processadores de núcleos múltiplos e internet banda larga são as bolas da vez. Mas apostamos: esse ano será a ponta do iceberg em muitas áreas para adoção da tecnologia”, finaliza Maximoff.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

IPHONE 3G CHEGA PRIMEIRO AOS CLIENTES DA VIVO


A partir do primeiro minuto da madrugada desta sexta-feira, a empresa abriu lojas próprias em 11 Estados para atender clientes cadastrados

A partir do primeiro minuto desta sexta-feira, 26 de setembro, a Vivo, líder do mercado brasileiro com mais de 42 milhões de clientes, iniciou as vendas do iPhone 3G em lojas localizadas em 11 estados brasileiros. Esta primeira ação de lançamento foi direcionada a um público que já havia demonstrado interesse na aquisição, seja por meio do cadastramento no site, seja pela resposta afirmativa à mala-direta.
Ao contrário do padrão mundial, nas lojas da Vivo não haverá filas, pois os primeiros compradores foram contatados previamente. Na ocasião, puderam marcar horário e local mais convenientes. Além de assegurar atendimento diferenciado e com qualidade, os clientes da Vivo podem contar com uma ilha de atendimento premium, composta por consultores especialmente preparados para atender demandas técnicas sobre iPhone e demais smartphones disponíveis no portfólio.
A comercialização do iPhone 3G pela Vivo dá continuidade à estratégia da companhia em oferecer cada vez mais produtos e serviços sintonizados com os anseios dos consumidores. O iPhone 3G combina todas as funcionalidades da parimeira versão do iPhone com a moderna rede de terceira geração da companhia - que permite uma navegação em banda larga móvel. Conta com GPS embutido para serviços de localização e navegação (LBS), o software iPhone 2.0 que suporta o Microsoft Exchange ActiveSync e que permite roda centenas de aplicativos de diferentes desenvolvedores disponíveis por meio da plataforma Apple App Store.
Para comunicar a oferta da Vivo do iPhone 3G, a companhia desenvolveu iniciativas distintas. Uma delas foi a criação de uma página especial na internet em que usuários se cadastravam espontaneamente para receber mais informações sobre o produto e os serviços disponíveis. Não houve cobrança adicional. Outra ação foi o contato proativo junto a uma segmentada base de clientes, listada segundo perfil de uso de serviços de voz e de dados, para que eles recebem uma oferta para a aquisição do modelo. Por fim, os potenciais compradores receberam uma mensagem/convite de Roberto Lima, presidente da empresa.
A chegada do aparelho no mercado brasileiro pela Vivo foi anunciada a partir do acordo fechado entre o grupo Telefonica e a Apple para distribuir o iPhone 3G na América Latina. Desde o início de julho, por meio da homepage da Vivo é possível acessar uma página de cadastro para informação sobre o iPhone. O link direto pode ser acessado por http://www.vivo.com.br/iphone/cadastro.php

terça-feira, 16 de setembro de 2008

TIM Fixo é a opção competitiva de telefonia residencial com simplicidade e economia

" 250 minutos de ligações locais para números fixos por menos de R$ 1 por dia - R$ 29,90 por mês
" Grátis: identificador de chamadas, conferência, chamada em espera e recebimento de SMS
" Tarifas competitivas de longa distância nacional e internacional
" 30% de desconto nas ligações para qualquer móvel TIM

A TIM reforça a sua estratégia de convergência e lança o TIM Fixo, a alternativa mais competitiva e conveniente em telefonia fixa residencial. A operadora, que já apresenta o mais amplo portifólio de serviços de comunicação móvel e serviços convergentes - telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura em parceria - passa agora a oferecer a telefonia fixa mais conveniente do mercado. Para esse lançamento, reuniu convidados no último dia 15, em Belém.

Com um pacote de 250 minutos por R$ 29,90 mensais em ligações locais para números fixos e tarifas competitivas de longa distância nacional e internacional, o TIM Fixo dispensa instalação e não tem taxa de habilitação. O cliente compra, ativa seu número fixo e já começa a usar o serviço.
"O sonho do telefone fixo torna-se realidade para milhares de famílias com o lançamento do TIM Fixo. O cliente pode optar por um telefone fixo da TIM que entra forte nesse mercado trazendo novas opções de planos e tarifas aos clientes, agregando serviços gratuitos ao lançamento que trazem grandes vantagens aos clientes, inclusive de preço. Chegou a vez da tão sonhada competição pela telefonia fixa o que representa uma importante conquista dos clientes que tem, agora, opção de escolha", afirma Mansur Trad, diretor da TIM na região Norte.
Segundo dados do IBGE e do Ibope, dos mais de 45 milhões de domicílios existentes no Brasil, há cerca de 18 milhões que não possuem telefone fixo residencial em municípios com mais de 10 mil habitantes em função da barreira de entrada representada pela assinatura básica. O TIM Fixo se apresenta como a alternativa não só para este mercado como também para os usuários de telefonia fixa que gostariam de ter um serviço mais econômico, conveniente e com serviços de valor agregado sem custo adicional.
"Outro diferencial da oferta é o desconto exclusivo de 30% nas ligações para qualquer móvel TIM", ressalta Daniella Barion, gerente de Marketing da TIM região Norte.
O novo serviço está disponível em todos os Estados, incluindo as localidades dos primeiros códigos nacionais onde foi iniciada a portabilidade numérica em 1º. de setembro: 14 e 17 (São Paulo), 27 (Espírito Santo), 37 (Minas Gerais), 43 (Paraná), 62 (Goiás), 67 (Mato Grosso do Sul) e 86 (Piauí). Nessas localidades, clientes de telefonia fixa de outras operadoras podem portar o seu número para a TIM contratando o TIM Fixo. No Pará (91, 93 e 94) a portabilidade numérica começará a partir de fevereiro de 2009.
O TIM Fixo é um serviço Pós-Pago destinado a clientes que desejam ter um número fixo da TIM para receber e realizar chamadas no endereço habilitado. O plano oferece serviços de valor agregado, sem custo adicional, como identificador de chamadas, conferência, chamada em espera e recebimento de SMS (mensagem de texto). O TIM Fixo está disponível em cerca de 300 municípios com cobertura STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) da TIM, incluindo todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, cobrindo 60% da população urbana.
O TIM Fixo pode ser adquirido por clientes TIM ou de qualquer outra operadora nas lojas próprias, revendas TIM ou pelo 0800 741 4100. Após a compra, basta ligar para *333 do próprio aparelho, cadastrar o endereço de habilitação e começar a usar. O cliente poderá mudar o endereço de habilitação e manter seu número se o endereço solicitado ocorrer dentro da mesma área local.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

TIM lança o TIM Fixo no dia 15


Três toques: Mansur Trad - Diretor da TIM Norte

• A TIM aposta em mais um serviço para complementar seu portfólio: é o TIM Fixo, que será lançado na próxima segunda-feira, dia 15, às 19h, no Relicário. Com EXCLUSIVIDADE, Mansur Trad, Diretor da TIM Norte, antecipa ao Tecnologia o que vêm por aí.

Por que a TIM resolveu lançar um produto voltado a telefonia fixa?

• Traçamos uma estratégia para a TIM ser uma empresa de comunicação completa. Nosso primeiro serviço foi o de telefonia móvel celular, depois lançamos uma solução de acesso à internet com provedor grátis, que é o TIM Web.
Os dois são um sucesso de vendas. Agora estamos completando nosso portfólio lançando o serviço de telefonia fixa, chamado de TIM Fixo. Nossa solução de telefone fixo residencial vem com uma proposta muito atrativa. Muitos serviços que são cobrados pela operadora atual do cliente serão gratuitos no nosso serviço. Enxergamos o mercado de telefonia fixa como potencial.
• O TIM Fixo é uma solução moderna, simples e competitiva diferente do conceito de telefonia fixa tradicional.

Em tempos de Portabilidade Numérica, a TIM acredita que haverá uma migração de usuários para o TIM Fixo?

• Temos certeza de que haverá migração de usuários de telefonia fixa convencional e também a adesão de novos clientes que hoje não tem o serviço de telefonia fixa disponível no seu bairro. O sonho do telefone fixo torna-se realidade para milhares de famílias com o lançamento do TIM Fixo.

Qual é o diferencial do TIM Fixo em relação às outras operadoras?
• O TIM Fixo é uma solução mais simples na oferta e na tecnologia, pois está baseada na rede móvel. Isso faz uma grande diferença para o cliente porque dispensa a instalação de cabos como na telefonia antiga. O TIM Fixo virá como um serviço mais econômico e ainda oferecerá benefícios adicionais ao cliente.

Apple apresenta novo iPod nano


A Apple lançou ontem(10) a quarta nova geração do iPod nano, o iPod mais fino já apresentado com um novo e elegante design em alumínio arredondado e cobertura de vidro e em oito cores vibrantes. O novo iPod nano incorpora a sensacional tecnologia Genius da Apple que oferece a possibilidade de se criar automaticamente uma lista de músicas que estão na sua biblioteca a partir de músicas que são semelhantes, com apenas um clique. O novo iPod nano também possui como característica uma refinada interface de uso, um display com uma alta resolução e incorpora um acelerômetro que muda automaticamente para Cover Flow rotacionando o iPod e muda automaticamente para o modo Shuffle quando balançado levemente. O novo iPod nano possui automonia de bateria para até 24 horas de reprodução de músicas ou até quatro horas de vídeos gravados e estará disponível no Brasil no final de Outubro com o modelo de 8GB por apenas R$ 549 e o modelo de 16GB por apenas R$ 699. Ambos os modelos vêm em prata, roxo, azul, verde, laranja, amarelo, rosa e preto.



“O iPod nano é o tocador de música mais popular do mundo e nós o fizemos ainda melhor para esta temporada de férias,” disse Steve Jobs, CEO da Apple. “Nós achamos que os usuários vão amar o incrível novo design, a criação automática de listas de músicas do recurso Genius, bem como a ida automaticamente para o Cover Flow com apenas um movimento”.

O novo iPod nano – o iPod mais fino do mundo – caracteriza um novo design elegante que combina perfeitamente com um brilhante tela de duas polegadas e com uma maravilhosa cobertura arredondada de alumínio e vidro. O contorno do novo design se encaixa mais confortavelmente na sua mão.
O iPod nano funciona integrado ao iTunes para que você possa importar, gerenciar e facilmente sincronizar automaticamente com seu conteúdo favorito. Com uma bateria que permite tocar até 24 horas de músicas armazenadas ou quatro horas de vídeos gravados com apenas uma carga, o novo iPod nano é uma maneira ultra portátil para apreciar sua música favorita, filmes e jogos em qualquer lugar. O modelo de 16 GB armazena até 4.000 músicas, 14.000 fotos ou 16 horas de vídeos, e o modelo de 8GB, até 2.000 músicas, 7.000 fotos ou 8 horas de vídeo.

Touch
O iPod Touch também ganhou nova cara, feito de alumínio e mais fino --o aparelho ficou bastante parecido com o iPhone 3G. O software do aparelho foi atualizado, passando à versão 2.1 --caso o usuário tenha a versão 2.0, o upgrade é gratuito, a partir de hoje.
O Touch também tem controle de volume integrado, acelerômetro e Wi-Fi. O aparelho tem bateria com vida útil de 36 horas de música e 6 horas de vídeo.
O modelo de 8 Gbytes será vendido nos Estados Unidos por US$ 229, enquanto o de 16 Gbytes sai por US$ 299 e o de 32 Gbytes por 399.
Enquanto isso, o iPod Classic vai perder uma versão. Os modelos com 160 Gbytes e 80 Gbytes deixam de ser produzidos, para dar lugar à versão de 120 Gbytes, capaz de armazenar cerca de 30 mil músicas, pelo preço de US$ 249.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Uma nova maneira de perceber a passagem do tempo no Vista


Por meio de uma parceria iniciada há pouco mais de um ano, a Microsoft e o designer Hans Donner anunciam o gadget (mini-aplicativos que oferecem informações e dados úteis ao usuário) Timension, desenvolvido de acordo com o premiado “Design do Tempo”, que está disponível para os usuários do Windows Vista.
Aliando arte a uma concepção inovadora e mesclando idéias de tempo em seu estado mais cru, Timension é uma forma de visualização do tempo: um registro esteticamente evoluído da rotação da Terra em relação ao sol, em vez da interpretação baseada em algarismo e ponteiros.
A parceria entre a empresa e o designer começou em 2007, com a oferta de um protetor de tela contendo o Timension, que atingiu recordes de download no Brasil e no exterior. Agora, com a oferta do gadget, a expectativa é a de que seja gerado um número ainda maior de acessos, graças à versatilidade do aplicativo idealizado por Donner, que possibilita seleções de cores e de fusos horários, entre outras funcionalidades.
A Microsoft está disponibilizando o mini-aplicativo para download no http://www.timension.com.br, onde o usuário também poderá obter mais informações a respeito do que Donner chama de “o primeiro design do tempo”.

Basílica Santuário de Nazaré e Círio em um único Portal


Unificar as informações da Basílica Santuário de Nazaré e da festa da Rainha da Amazônia em um só local na internet. Com este objetivo, a Arquidiocese de Belém, a Diretoria da Festa de Nazaré e a Congregação dos Padres Barnabitas acabam de lançar o novo Portal Basílica Santuário de Nazaré (www.basilicasantuariodenazare.com.br). A novidade contém variadas informações como a história da procissão e do templo, fotos e as principais notícias do Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém e de uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré.
José Ventura, Diretor Coordenador da Festa de Nazaré, acredita que a unificação das informações em um só Portal vai ajudar na divulgação do Círio e do Santuário. “A Basílica Santuário e o Círio estão diretamente ligados, afinal várias procissões da Festividade tem o Santuário como ponto de partida e de chegada. Agora, essa unidade se concretiza também no mundo virtual! Queremos levar o nome de Nossa Senhora de Nazaré, de seu Filho Jesus, e da Festa, que nós paraenses fazemos para Eles, a todas pessoas do mundo”, explica Ventura.
Com o Portal, os antigos sites da Basílica e do Círio são direcionados para o novo endereço na web. “Por exemplo, se o internauta acessa www.ciriodenazare.com.br, automaticamente ele é direcionado para o novo Portal”, explica Ventura.

Novidades

Ao acessar o novo site, o internauta pode deixar seu testemunho de fé, acender uma vela pedindo a intercessão de Nossa Senhora ou agradecendo por uma graça e ainda concorrer a prêmios da Loja Lírio Mimoso semanalmente. O Portal traz novidades como as galerias de imagens, com fotos antigas da Basílica Santuário desde a sua construção, dá acesso às notícias sobre o Círio e a Basílica; e também, a construção da Casa de Plácido, entre outras novidades. Os internautas podem ainda adquirir, de forma on-line, lembranças da Festa da Rainha da Amazônia, por meio das lojas virtuais (Lírio Mimoso e Loja de Souvenirs da Basílica Santuário). O portal foi desenvolvido pela EKO Estratégias em Comunicação em parceria com a Equilibrium Web.

Google anuncia novo navegador e desafia a gigante Microsoft


Navegador - O Chrome estará disponível em sua versão beta em 100 países, incluindo o Brasil

OGoogle lançou na última terça-feira(2) um navegador próprio e gratuito, em um claro desafio à Microsoft, que domina o mercado de browsers com o Explorer. O navegador do Google, que se chamará Chrome, estará disponível em sua versão beta (de teste) em 100 países, incluindo o Brasil, segundo os diretores da empresa em seu blog oficial.
O anúncio foi interpretado pela imprensa como a entrada totalmente do Google nos domínios da Microsoft, uma empresa que cresceu até se transformar em um gigante graças à liderança de seu sistema operacional, o Windows, e de seu navegador, o Explorer.
“Todos passam muito tempo em um navegador. Fazemos buscas, conversamos, enviamos mensagens, compramos e lemos notícias. Por isso, começamos a pensar seriamente em como seria se criássemos um navegador”, asseguraram no blog Sundar Pichai, vice-presidente para a gestão de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google.
“A rede evoluiu tanto, com os novos aplicativos e programas, que nos demos conta de que não necessitamos somente de um navegador, mas de uma nova plataforma moderna”, afirmaram.
Uma das funções do Chrome será isolar cada site que abre, para evitar que, em caso que de um erro, tudo seja perdido.
No entanto, os diretores anunciaram que a versão lançada nesta terça é apenas o início, já que será aberto um fórum de discussão para melhorá-la antes de seu lançamento definitivo. Além disso, o programa terá um código aberto, por isso os programadores poderão desenvolver seus próprios aplicativos, o que já ocorre com outros produtos do Google.
No blog, os diretores comentaram também que haverá uma versão do Chrome para Mac e Linux.
Atualmente, a Microsoft conta com 72% do mercado de navegadores com o Explorer. Em segundo aparece o Mozilla, da Firefox, com 20%.