sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Google anuncia novo navegador e desafia a gigante Microsoft


Navegador - O Chrome estará disponível em sua versão beta em 100 países, incluindo o Brasil

OGoogle lançou na última terça-feira(2) um navegador próprio e gratuito, em um claro desafio à Microsoft, que domina o mercado de browsers com o Explorer. O navegador do Google, que se chamará Chrome, estará disponível em sua versão beta (de teste) em 100 países, incluindo o Brasil, segundo os diretores da empresa em seu blog oficial.
O anúncio foi interpretado pela imprensa como a entrada totalmente do Google nos domínios da Microsoft, uma empresa que cresceu até se transformar em um gigante graças à liderança de seu sistema operacional, o Windows, e de seu navegador, o Explorer.
“Todos passam muito tempo em um navegador. Fazemos buscas, conversamos, enviamos mensagens, compramos e lemos notícias. Por isso, começamos a pensar seriamente em como seria se criássemos um navegador”, asseguraram no blog Sundar Pichai, vice-presidente para a gestão de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google.
“A rede evoluiu tanto, com os novos aplicativos e programas, que nos demos conta de que não necessitamos somente de um navegador, mas de uma nova plataforma moderna”, afirmaram.
Uma das funções do Chrome será isolar cada site que abre, para evitar que, em caso que de um erro, tudo seja perdido.
No entanto, os diretores anunciaram que a versão lançada nesta terça é apenas o início, já que será aberto um fórum de discussão para melhorá-la antes de seu lançamento definitivo. Além disso, o programa terá um código aberto, por isso os programadores poderão desenvolver seus próprios aplicativos, o que já ocorre com outros produtos do Google.
No blog, os diretores comentaram também que haverá uma versão do Chrome para Mac e Linux.
Atualmente, a Microsoft conta com 72% do mercado de navegadores com o Explorer. Em segundo aparece o Mozilla, da Firefox, com 20%.

Nenhum comentário: