terça-feira, 27 de maio de 2008

IEL está com inscrições abertas para programa de iniciação científica e tecnológica

Ao todo, são 600 bolsas para universitários realizarem projetos em micro e pequenas empresas no biênio 2008/2009

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com inscrições abertas até 11 de julho para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec). A iniciativa, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece 600 bolsas para que estudantes de nível superior ou superior tecnológico desenvolvam projetos de empreendedorismo, inovação tecnológica ou melhorias de gestão em micro e pequenas empresas.
Os projetos serão realizados no biênio 2008/2009, com seis meses de duração cada. Os estudantes receberão bolsas mensais de R$ 300. A partir das necessidades identificadas nas empresas, os universitários selecionados e orientados por professores, devem elaborar projetos para gerar soluções tecnológicas capazes de trazer ganhos de produtividade para as empresas. Para se candidatar ao programa, os empresários, professores e alunos interessados devem entrar em contato com os núcleos regionais do IEL.
O frigorífico da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) aumentou seu faturamento mensal em mais de R$ 3.500 e acabou com o absenteísmo por dores musculares graças às melhorias tecnológicas desenvolvidas por Vilmar Dalapria, estudante de Tecnologia em Manutenção Industrial do SENAI e bolsista do Bitec 2007.
A empresa enfrentava problemas crônicos de funcionários afastados por dores musculares causadas por uma raspadeira usada para extrair a carne da cabeça de suínos. Quando os afastamentos chegaram a oito num só mês, a empresa suspendeu o uso do equipamento, passando a descartar com as carcaças centenas de quilos de carne que não podia ser retiradas sem a máquina.
Foi quando a MSD Montagens Industriais, que presta serviços ao frigorífico, recorreu ao programa Bitec para ter um estudante de tecnologia debruçado sobre o problema. As inovações desenvolvidas por Dalapria reduziram o peso da máquina em 40% e transferiram seu acionamento manual para um pedal. Renovada, a raspadeira voltou a ser usada, aumentando a produção da empresa com zero de absenteísmo. Entusiasmada, a cooperativa contratou Dalapria e passou a incentivar outras iniciativas voltadas ao aprimoramento tecnológico.
Mais informações: www.iel.org.br

domingo, 25 de maio de 2008

Preview

Byte Cidadão I

• Os alunos do 7º período do curso de Bacharelado em Sistema de Informação do CESUPA, Ricardo Pinto Maciel e Milton Vasquez Neto arregaçaram as mangas para realizar a campanha Byte Cidadão, cujo objetivo é a arrecadação de computadores usados para contribuir com o projeto de Inclusão Digital.

Byte Cidadão II

• A campanha já arrecadou cerca de 20 micros e se estenderá até o dia 30 deste mês. A mobilização faz parte do projeto que irá criar laboratórios de informática em sete escolas publicas do município de Mãe do Rio, localizado no Nordeste Paraense.

Byte Cidadão III

• De acordo com Ricardo Maciel, “o projeto pretende atingir as classes mais baixas do município, com a criação de cursos de computação, para que a população tenha a oportunidade de utilizar o computador tanto para coletar informações quanto para o uso no trabalho”. A doação pode ser feita na unidade José Malcher do CESUPA, na avenida Governador José Malcher, próximo a 9 de janeiro.

Sacolas recicláveis

• A operadora Vivo começou a substituição das sacolas plásticas oferecidas nas lojas próprias, trocando-as pela versão de papel – 100% pós consumo. As novas sacolas têm tamanho padrão, ideal para levar as caixas de celulares comercializados pela Vivo. As de material plástico continuam sendo utilizadas normalmente até o término dos estoques e estão sendo substituídas aos poucos, de maneira gradual. A iniciativa está alinhada à estratégia da companhia de promover ações de preservação ambiental com foco na sustentabilidade do planeta.

Especializações

• A Amazon Corporation conquistou especializações Microsoft no começo do ano. Com elas, a empresa paraense está homologada para oferecer serviços de infra-estrutura, Office e segurança (sistemas operacionais, AD, Exchange, ISA, WSUS e IIS, por exemplo) para as grandes corporações. Além das certificações técnicas, a Parceira Gold conquistou a certificação Education Specialist a qual habilita o parceiro pra ser especialista no licenciamento (formação e venda de licenças de software) e implantação de produtos e software MS para o mercado acadêmico, única a obter essa competência no norte do país.

Celulares 1

• O mês de abril registrou o maior número de habilitações de celulares do primeiro quadrimestre de 2008. Foram 1.931.693 novas linhas na telefonia móvel em abril, um crescimento de 1,54% em relação ao mês anterior. Na comparação com abril de 2007, o aumento foi de 167,25%. Para meses de abril, esse é o segundo melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de abril de 2005 quando foram registradas 2.155.139 novas habilitações.

Celulares 2

• De acordo com os dados da Anatel, atualmente o Brasil tem 127.742.756 assinantes de telefonia móvel. Desse total, 80,85% são pré-pagos e 19,15% pós-pagos. Ao longo dos últimos doze meses a telefonia celular teve incremente de 24.867.520 novos assinantes, um crescimento de 24,17%.

Celulares 3

• No ranking do mercado, a Vivo segue na liderança com 27,20% de participação, em seguida aparece a TIM, com 25,85% dos assinantes de telefonia celular do Brasil. A Claro tem 24,75% e ocupa a terceira posição, a Oi aparece em quarto lugar com 13,96% do mercado nacional. A Telemig Celular ocupa o quinto, com 4,29% de participação e a Brasil Telecom GSM está em sexto lugar com 3,66%.

Posse

• No dia 8, o secretário de C&T do Estado do Tocantins, Osmar Nina Garcia Neto, foi empossado como diretor regional Norte do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de CT&I (Consecti). Ele tomou posse durante reunião realizada em Brasília.

Imagine Cup 2008

• A final da etapa brasileira da Imagine Cup 2008, copa do mundo da computação promovida pela Microsoft em quase 200 países, vai ser realizada no próximo dia 28 de maio, às 14h, em São Paulo (www.imaginecup.com.br). A competição regional tem como objetivo apontar a equipe que vai representar o País na categoria Projeto de Software na final mundial, que acontece entre 3 e 8 de julho em Paris. O tema da edição deste ano é o meio ambiente: “Imagine um mundo onde a tecnologia possibilita um meio ambiente sustentável”.

Imagine Cup 2008

• Na ocasião, as oito equipe finalistas entre as 118 inscritas na categoria Projeto de Software apresentarão seus projetos e os jurados anunciarão os vencedores. Aí será conhecida a equipe que ganhará a viagem à França para representar o Brasil na competição mundial - além de um prêmio em dinheiro.

Imagine Cup 2008

• O evento vai premiar também os três melhores projetos da Imagine Cup Cidadania. A edição, 100% brasileira, é voltada para jovens entre 14 e 16 anos e tem o objetivo de estimular o uso da tecnologia entre os estudantes de comunidades carentes beneficiadas pelos projetos do programa Potencial Ilimitado da Microsoft.

Joomla! Day Belém

• Acontecerá no Auditório do Cesupa, Campus da José Malcher, em Belém, nos dias 13 e 14 de junho, o I Encontro de Usuários e Desenvolvedores do SGC Joomla! - JoomlaDay Belém. O Joomla! é um sistema de gerenciamento de conteúdo livre, desenvolvido com o objetivo de simplificar o gerenciamento de intranets, portais e sites, inclusive trabalhando com e-commerce. Mais informações sobre o evento que é promovido pela Sucesu Pará, pelo grupo Joomla! Paid’égua e pelo Cesupa, através de www.joomlapaidegua.com.

Infocentro Guamá (1)

• Foi inaugurado dia 14 último, o primeiro Infocentro Comunitário do Programa Navegapará em Belém, e o segundo do programa no Estado. O Infocentro conta com 19 máquinas conectadas à Internet e tem como objetivo ser um centro de formação e capacitação gratuito para a comunidade. Todos que vão utilizar o espaço serão cadastrados e receberão um cartão magnético que dará acesso ao Infocentro e aos cursos.

Infocentro Guamá (2)

• O lançamento aconteceu no Lar Fabiano de Cristo, bairro do Guamá, e contou com a presença da Governadora Ana Júlia, além do Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro.

Sebrae Pará

• Aconteceu segunda-feira, dia 19, no auditório do Sebrae Pará, em Belém, o lançamento do Prêmio Finep de Inovação 2008 - Região Norte. Saiba mais sobre o lançamento e o prêmio em www.finep.gov.br/premio.

“Blablablá” digital

• A instalação de uma fábrica japonesa de semicondutores no Brasil, que serviu de justificativa competitiva e política pelo governo para a adoção do padrão japonês de TV digital, não passava de um “blablablá”. A afirmação é do ministro do Desenvolvimento do Governo Lula, Miguel Jorge.

Mundo Digital

SMIRNOFF
Comunidade de churrasco

A SMIRNOFF lançou o site churrasqueiro.com, totalmente voltado para a prática do churrasco. O espaço traz diversas facilidades, como dicas exclusivas do especialista István Wessel e vídeos sobre preparo da carne, além de ajudar o internauta a convidar os amigos e a calcular a quantidade dos ingredientes. Até junho, quem acessar o site poderá participar da promoção Praticidade ao Ponto e concorrer a kits com iPod Touch, livros e utensílios para churrasco.

Prêmio TIM
Dominguinhos no celular

Os fãs do cantor Dominguinhos, homenageado da 6ª edição do Prêmio TIM 2008, já podem baixar fulltracks que darão brilho à grande festa da música brasileira. Quem foi que viu?, Teu Carinho e É Tradição são algumas músicas disponíveis na TIM Music Store. Para acessar os conteúdos, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) gratuita com a palavra MUSIC para o número 7667 ou entrar no Portal TIM WAP, no menu Serviços de seu aparelho.

Cyber Cook
Mês das Noivas

O Cyber Cook (www.cybercook.com.br), o mais completo portal de culinária da internet no Brasil, elaborou o Especial de Receitas Mês das Noivas, com 31 opções de receitas, entre elas docinhos e drinks que vão dar um toque especial às comemorações que precedem ao grande dia. Selecionadas pelo editor de conteúdo do site, chef Rodrigo Anunciato, as sugestões vão de acordo com a ocasião e têm em comum a praticidade no preparo.

Polycom
Novo Diretor Geral

Marcos Del Bianco é o novo Diretor Geral da empresa no Brasil. Ele será responsável pela elaboração e acompanhamento de planos estratégicos da Polycom no país, bem como o desenvolvimento de negócios e lançamento de produtos. O novo Diretor da Polycom Brasil terá a função de comandar uma equipe de profissionais de alto nível e manter a liderança de mercado, construindo a estratégia de atuação junto aos revendedores e distribuidores.

Canon
Rede de revendedores

A Canon anuncia a expansão de sua rede de revendedores no Brasil. O objetivo é aumentar a participação no mercado de impressão, cobrindo 100% do território nacional. A estratégia tem como foco principal a região Norte, aérea de menor cobertura. Desde o início do processo, em janeiro, a companhia já credenciou seis novos revendedores que serão treinados e capacitados a fim de garantir o padrão de qualidade e satisfação de clientes.

Ipswitch Network1
Distribuição exclusiva

A partir de agora, a Network1 – distribuidora especializada em produtos de comunicação de dados, convergência, voz, segurança e TI no Brasil – passa a ser a única empresa brasileira a comercializar toda a linha de produtos da Ipswitch. A desenvolvedora norte-americana de soluções é considerada líder no monitoramento e gestão de redes, sistemas de comunicação eletrônica segura e transferência gerenciada de arquivos.

DIMEP
Tecnologia biométrica

A DIMEP (Dimas de Melo Pimenta) estará presente à Exposec 2008 (XI International Security Fair), que acontecerá de 27 a 29 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A DIMEP procura estar sempre em evolução com a tecnologia apresentada. Desenvolve uma avançada linha de produtos informatizados, que incorporam sofisticados sistemas de identificação biométrica e softwares de reconhecimento e tratamento de informações.

Gizmodo
Blog chega ao Brasil

O Gizmodo, 3º blog mais acessado no mundo, de acordo com levantamento realizado pela Technorati, anuncia sua chegada ao Brasil. No ar desde 2002, o site, que hoje é publicado em 9 países e 6 diferentes línguas, contabiliza atualmente 52 milhões de page views por mês, com 8,2 milhões de visitas únicas. A versão brasileira deste blog ficará sob responsabilidade da Mouses, loja virtual de computadores de alta performance, jogos online e acessórios.

RGIS
Investimento no Brasil

A RGIS (Retail Grocery Inventory Services, na sigla em inglês) - www.rgis.com - líder global em serviços de inventário terceirizados para indústria e varejo, com um faturamento de US$ 1 bilhão em 2007, revela investimento de US$ 12 milhões na operação brasileira até 2009. Quem faz o anúncio é o presidente da RGIS América Latina, Jorge Schmidt, em recente evento no Brasil que celebrou os dez anos de atuação da empresa no País.

NEC
Sistema de simulação

A NEC Corporation anuncia um contrato para construção do novo Earth Simulator. Trata-se de um sistema de computação de velocidade ultra-rápida, que será elaborado para a Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology (JAMSTEC). O sistema Earth Simulator será uma nova versão do supercomputador atual, que já faz contribuições significativas para o desenvolvimento de simulações na área de ciências terrestres e demais campos relacionados.

Symantec
Solução contra fraudes

A Symantec anunciou a disponibilidade do Symantec Online Fraud Protection, um programa que inclui serviços de treinamento contínuo e funcionalidades de gerenciamento da Symantec, projetados para cuidar de empresas que trabalham com grandes volumes de transações financeiras e clientes, de perdas causadas por fraudes online. A solução ajuda empresas a proteger seus clientes contra diversas ameaças online, incluindo phishing e pharming.

Elgin Info Products
Câmeras digitais Canon

A Elgin Info Products traz ao varejo brasileiro mais dois lançamentos de câmeras digitais. Canon PowerShot A590 IS e PowerShot A580. Com 8 MP, zoom óptico de 4 vezes, tela LCD de 2.5 polegadas, impressão direta com impressoras (sistemas Direct Print ou PictBridge) e ótimo resultado de imagem com seu ISO de até 1600. Ambas contam a tecnologia DIGIC III e o Sistema “Face Detection”, que direciona o foco para o rosto das pessoas fotografadas.

3G Americas
334 milhões de assinantes

A 3G Americas, associação que representa a família GSM de tecnologias, inclusive o LTE, anuncia que a América Latina e o Caribe já têm mais assinantes GSM do que toda a população dos Estados Unidos: são 334 milhões de assinantes na região, de acordo com o Serviço Mundial de Informação Celular da Informa Telecoms and Media. A participação de mercado do GSM e UMTS/HSPA cresceu de 72% em março de 2007 para 83% em março de 2008

Conferência Anpei
Fomento à inovação

A legislação de fomento à inovação já começa a dar resultados. Grandes empresas estão se beneficiando de mecanismos legais, algumas há mais tempo, como a Embraer e Pirelli Pneus, outras mais recentemente, como a Bosch. Foi isso que foi mostrado no painel Experiência das empresas na utilização dos fomentos à inovação, realizado na terça-feira (20/5), durante a VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, em Belo Horizonte.

AOC Brasil
Nova linha de televisores

A AOC Brasil, marca do grupo TPV, fabricante mundial de Monitores para computador e quinto maior produtor global de TVs LCD, traz para o País a tecnologia de ponta que acaba de apresentar no mercado internacional e anuncia o lançamento de uma nova linha de televisores de cristal líquido (LCD), com design desenvolvido no Brasil, nos tamanhos de 19, 22, 26, 32, 42 e 47 polegadas. Estes produtos serão fabricados pela AOC em Manaus-AM.

Samsung
Novo Smartphone

O mundo corporativo acaba de ganhar mais um aliado para otimizar o dia-a-dia dos usuários, com recursos de última geração, formato e design diferenciado. Trata-se do smartphone i200 da Samsung, que mais uma vez inovou ao oferecer uma completa ferramenta de comunicação móvel, com estilo e funções de alto valor agregado. O i200 conta com plataforma Windows Mobile 6.1, avançada versão do sistema operacional para smartphones.

CBS
Provedor CNet Networks

A CBS, um dos maiores conglomerados de mídia dos Estados Unidos, acerta a compra do provedor CNet Networks por US$ 1,8 bilhão, visando aumentar sua participação na internet. A aquisição deverá ser concluída apenas no terceiro trimestre, depois de aprovação dos acionistas e do Governo. A CBS será então uma das companhias de internet mais popular dos EUA, com 54 milhões de visitantes únicos por mês e 200 milhões de usuários no mundo.

Atos Origin
Nota Fiscal Eletrônica

A Atos Origin realizou o Solutions Café - Soluções Atos Origin para Nota Fiscal Eletrônica/SPED & Upgrade SAP, na última terça-feira(20). Um workshop voltado às empresas interessadas em se preparar para as mudanças das rotinas fiscais provocadas pela Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Em vigor desde o dia 1º de abril deste ano para alguns segmentos da cadeia de valores do comércio, a NF-e deverá se efetivar integralmente até 1º de setembro.

VeriSign
Domínios .com e .net

A VeriSign anunciou que o Turbosite, especializado em hospedagem na Web, é a mais nova empresa autorizada a registrar e renovar nomes de domínios .com e .net no Brasil. Credenciada pela ICANN (Corporação para Assignação de Nomes e Números na Internet), organização mundial que regulamenta os domínios na Internet, o Turbosite é a primeira empresa no Brasil, fora do eixo Rio - São Paulo, a fechar acordo desta natureza com a VeriSign.

Terra
Site da Eurocopa 2008

O Portal Terra lançou o site especial Eurocopa 2008. No endereço http://esportes.terra.com.br/futebol/eurocopa/2008/, o internauta poderá acompanhar a cobertura completa e ao vivo dos jogos e dos 31 times que participam do campeonato de futebol europeu, que acontece entre os dias 7 e 22 de junho, na Áustria e na Suíça. No site, cada time terá sua própria página com as análises das chances no torneio, datas dos jogos, fotos e resultados.

UseFashion
Líder no mercado da moda

Criada em 2000, a UseFashion é a mais antiga empresa multimídia e multisetorial de pesquisa de moda. Atua nos mais variados segmentos: feminino, masculino, infantil, acessórios, bolsas e calçados. O Portal UseFashion.com é atualizado diariamente com notícias, tendências e imagens – contém mais de um milhão de fotos desde desfiles até vitrines e looks de uso nas ruas, representando o que há de mais importante no mercado da moda.

Motorola
Rádios digitais no Brasil

A Motorola anuncia o início da manufatura local de rádios digitais em seu Campus Industrial e Tecnológico de Jaguariúna-SP. Os modelos que começam a ser produzidos no Brasil são o XTS 1500 e o XTS 2250 na versão básica e completa – todos nas três freqüências licenciadas no País (VHF, UHF e 800 MHz). As operações começam ainda este mês. A nova linha de produção vai atender às demandas do mercado local e da América Latina por rádios digitais.

3G
Big Apple sem fio

Nova York inaugura a primeira rede sem fio urbana nas freqüências 1700/2100MHz (bandas recomendadas pela União Internacional das Telecomunicações para uso de serviços avançados sem fio) para a tecnologia 3G. O projeto leva a assinatura da T-Mobile USA (subsidiária da Deutsche Telecom). Nos EUA o leilão dessa freqüência arrecadou US$ 14 bi, sendo que Canadá, Chile e México farão leilões desta banda ainda esse ano. A Anatel não reservou essa faixa para 3G no Brasil.

Lifetech
Para esportistas

Destinado aos aficionados por práticas esportivas ou de fitness, e que não abrem mão da boa música e informação, está chegando ao Brasil o MP3 Go com seus suportes de transporte MP3 Jogging e MP3 Fitness. As novidades foram desenvolvidas pela Lifetech, que desembargou recentemente no Brasil. A partir do segundo semestre usuários esportitas poderão adquirir os acessórios e perfiféricos com as marcas do seu time do coração.

PHILIPS
DVD portátil

Agora é possível se divertir em qualquer lugar e momento, até mesmo no carro. Leve, ele proporciona boa qualidade de imagem com a tela LCD de 7’’ e exibe filmes no formato widescreen 16:9. Possui controle remoto slim e reproduz músicas nos formatos MP3, CD, CDRW, fotos e vídeos em DVD e DVR. Também é possível conectar o DVD portátil em um televisor. Basta ligar o cabo de áudio e vídeo na saída AV do player. Preço médio sugerido: R$ 599

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Grupo Yamada lança com exclusividade nova Linha Bravia da Sony



Um coquetel no Terraço Gourmet da Yamada Iguatemi (4º piso), às 18h, reuniu hoje clientes, arquitetos e imprensa para apresentar os modelos e toda tecnologia da Linha Bravia, com destaque para o modelo LCD de 70 polegadas, inédito em Belém, que ficará em exposição após o coquetel, até o dia 25.
Os diferenciais da linha Bravia estão na cor, na resolução e no contraste que criam uma imagem natural muito próxima da real, dando um show de tecnologia. Numa parceria exclusiva da Yamada com a Sony, os televisores serão apresentados ao público paraense, trazendo um novo conceito de tecnologia para as lojas Yamada.
Com a Linha Bravia, imagens e cores ganham um novo significado. A linha é a mais moderna e completa do mercado, tem televisores que maximizam a reprodução das cores, garantindo imagens muito mais ricas e cores muito mais reais. Cheios de recursos, os televisores da linha trazem o melhor da tecnologia. Destaque para o display de alta definição Full HD, simplesmente a melhor resolução de imagem em TVs que o mercado mundial pode oferecer em 1920x1080 linhas, ideal para recepção digital de alta definição, o que dá aos televisores Bravia o mais alto nível de detalhes e definição de imagens.
A linha traz ainda a exclusiva tecnologia Live Color Creation desenvolvida pela Sony, com a qual é possível obter maior intensidade do vermelho, verde e azul, de forma correta e na posição certa na tela, conseguindo maior intensidade das cores. Traz também o padrão de cores X.V. Color que proporciona imagens muito mais ricas em termos de detalhes e que não existem nos formatos convencionais.
Toda Linha Bravia de TVs LCD pode ser encontrada na Yamada Iguatemi que apresenta também, com exclusividade e por tempo limitado, o modelo de 70 polegadas, até então inédito para quem mora no Norte do país. A TV LCD 70” estará em exposição na Yamada Iguatemi de 21 a 25 de maio.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Microsoft abre inscrições para Mix Essentials

Evento gratuito direcionado a designers, desenvolvedores web, agências e produtoras traz novidades voltadas ao mercado de publicidade e propaganda


A Microsoft Brasil abriu as inscrições para os profissionais que desejam participar do Mix Essentials, segunda edição brasileira do evento que apresenta para o mercado nacional as principais novidades apresentadas na conferência Mix Las Vegas, realizada anualmente nos EUA.
O evento será realizado entre os dias 29 e 30 de maio, em São Paulo, e tem como público-alvo profissionais que atuam como web designers e desenvolvedores, além das agências de publicidade e propaganda que buscam melhorar a experiência de seus clientes na internet.
O Mix Essentials será composto por palestras, seguidas de conferências, workshops, mesas redondas e discussões sobre novas tecnologias para designers e desenvolvedores. Os principais assuntos que serão abordados referem-se a novas tecnologias e seus usos como Silverlight (com demonstração do novo site do Hard Rock Cafe), Expression Studio (com apresentações sobre codificação e preparação de vídeo) e Windows Live Services. O evento contará também com a presença de Pedro Tolipan, Diretor de Arte da Conchango. Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e há 10 anos atuando em Londres, Pedro apresentará os métodos utilizados pela sua equipe no desenvolvimento de campanhas interativas internacionais.
“O evento traz ao mercado brasileiro as novidades que acabaram de ser apresentadas fora do país e tem conteúdo voltado a profissionais interessados em melhorar a experiência de seus clientes com a internet”, afirma Renata Rochel, gerente de marketing para audiência de desenvolvedores de web da Microsoft Brasil.
As inscrições para o Mix Essentials 2008 são gratuitas e limitadas a 250 participantes. Mais informações, bem como a agenda do evento, podem ser obtidas pelo site: http://www.msdnbrasil.com.br/mixessentials/.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

TCE lança portal de serviços

O Tribunal de Contas do Estado lançou nesta segunda-feira(19) seu novo portal de serviços na internet. Com design moderno e dinâmico, visa facilitar o relacionamento entre o órgão, os gestores públicos, jurisdicionados e a sociedade civil em geral. Entre as facilidades que o endereço eletrônico www.tce.pa.gov.br oferece, estão a página de consulta de processos, o acesso ao cadastro de responsáveis pelas contas irregulares, julgadas em 2008, e às multas aplicadas que poderão ser quitadas pela própria internet.
Segundo a assessora de Tecnologia da Informação do Departamento de Informática do TCE, Ana Valéria Prata de Almeida, todos os serviços disponíveis no portal visam facilitar a atuação do tribunal junto aos jurisdicionados, ao ponto deles não precisarem mais ter que se deslocar à sede do tribunal para cumprir as obrigações. “Antes tudo era feito manualmente, mas agora, em qualquer lugar do planeta será possível realizar estes serviços pela internet”, explicou ela.
Os serviços disponíveis no portal do TCE resultam de um levantamento da comissão de trabalho responsável pelo Programa de Modernização Tecnológica do Tribunal de Contas do Estado (Promotec). A pesquisa levou em consideração o atendimento on line dos principais Tribunais de Contas do país, considerados referências no Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Tribunais de Contas dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).
Além dos canais antigos sobre licitação e contratos, normas e jurisprudência e a página de controle social com as contas do governo, o cidadão terá à disposição o canal Fale Conosco, por meio do qual poderá formular denúncias sobre irregularidades na aplicação dos recursos públicos, na implementação de programas de governo e indícios de enriquecimento ilícito de gestores e servidores públicos, podendo inclusive acompanhá-las sobre a solicitação de informações relativos à atuação do TCE.
A página também oferece notícias sobre o TCE, um calendário de obrigações que devem ser seguidas pelos jurisdicionados, pautas das sessões de julgamento realizadas às terças e quintas, no plenário Emílio Martins, além de banners com os eventos que serão realizados até o final do ano, como o I Fórum dos Jurisdicionados, que acontecerá nos dias 19 e 20 de junho, no Teatro Maria Sylvia Nunes e a programação em comemoração aos 150 anos de Innocêncio Serzedello Corrêa, paraense responsável pela instalação dos tribunas de contas, quando foi ministro da Fazenda de Floriano Peixoto.
Segundo o presidente do TCE, Fernando Coutinho Jorge, o portal é um dos mecanismos de modernização do tribunal que, entre outras ações, envolve a capacitação e o aperfeiçoamento dos técnicos, reestruturação do órgão, além de uma programação de eventos que serão realizados neste ano, com o objetivo de fazer com que a sociedade paraense compreenda o papel de fiscalizar as contas públicas desenvolvida pelo tribunal, passando a interagir mais com o TCE. “São estratégias que vão fazer com que o tribunal seja conhecido e que mostram a importância dele, em defesa dos interesses da sociedade no uso de recursos públicos que são escassos, mas importantes”, declarou.

Microsoft apresenta lançamentos de 2008 para clientes e parceiros no Pará

Soluções de servidores, de comunicação unificada e de gestão do relacionamento com o cliente são as novidades dos road shows que percorrem 22 cidades brasileiras

O Pará está na rota dos road shows da Microsoft. No início do mês de junho, a companhia realiza em Belém, três dias seguidos de eventos dedicados aos parceiros (Pé na Estrada – 03/06), ao mercado corporativo (Microsoft Directions 2008 – 04/06), e às pequenas e médias empresas (Fórum PME – 05/06). Os destaques são as novas soluções Windows Server 2008, SQL Server 2008, Visual Studio 2008, Microsoft Dynamics CRM 4.0 e as tecnologias de comunicação unificada, baseadas na plataforma Office, que marcam a entrada da Microsoft no mercado VoIP.
A realização dos road shows regionais faz parte da estratégia de expansão geográfica da Microsoft Brasil. “Temos atuado de forma intensa na aproximação da Microsoft dos mercados locais, incluindo consumidores e ecossistema de canais. Queremos levar a esses públicos as informações mais recentes sobre nossas novas tecnologias e mostrar como elas podem ajudá-los no desenvolvimento de seus negócios”, disse Luis Pinto, gerente regional para região Norte e Nordeste da Microsoft Brasil.
No primeiro dia de evento, os parceiros participam da quinta edição do road show Pé na Estrada, que oferece treinamentos técnicos tais como Inteligência de Negócios (BI), Visual Studio 2008 e .Net 3.5, Windows Server 2008, Gerenciamento de Contatos e treinamento para Integradores. O objetivo é possibilitar capacitação técnica e comercial dos parceiros, auxiliar o canal na identificação de oportunidades de vendas e de novas áreas de atuação.
A proposta do Directions 2008 é apresentar aos clientes corporativos um conjunto de ferramentas integradas que atendem as necessidades tecnológicas e de gestão, e possibilitam otimizar os recursos e facilitar o gerenciamento de TI. Em conjunto com as ofertas de nossos parceiros de negócio, o evento tem uma abordagem consultiva, permitindo a cada cliente explorar sua realidade de forma individualizada.
Neste evento será possível fazer uma análise personalizada do estágio de maturidade da área de TI da empresa participante; conferir os principais detalhes das novas soluções Microsoft para servidores, comunicações unificadas e CRM; conhecer como funcionalidades avançadas de virtualização, gerenciamento, segurança, inteligência de negócio, colaboração e comunicação instantânea fazem a diferença na redução de custos e na simplificação da administração de TI. O evento também possibilita obter uma visão integrada da plataforma Microsoft e as perspectivas para o futuro do software.
Já o Fórum PME, nova iniciativa da companhia, é focado para o mercado de pequenas e médias empresas que contam com 20 a 100 PCs aproximadamente. O evento aborda a importância e os desafios da tecnologia da informação neste segmento, que é um dos que mais cresce no Brasil. O objetivo é mostrar como as empresas podem se tornar mais competitivas com o aumento de sua produtividade, colaboração e melhor gerenciamento de seus clientes por meio de uma plataforma integrada e segura.
“Durante o Fórum PME vamos apresentar a plataforma de soluções Microsoft dentro de cenários reais que direcionam soluções tanto para o profissional de TI quanto para o gestor do negócio. Queremos entregar conteúdo qualificado, gerar aproximação com clientes da região, desenvolver o relacionamento e potencializar as oportunidades de negócio com os parceiros locais, principalmente com a comunidade Especialista em Pequenas Empresas”, comentou o executivo da Microsoft. Para mais informações, acesse www.microsoft.com/brasil ou ligue para 0800 888 4081.

Agenda Belém
De 03 a 05/06/2008
Hotel Crowne Plaza – Avenida Nazaré, 375 – Belém/Pará
Das 8h às 19h

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Alunos de BSI arrecadam computadores

Os alunos do 7º período do curso de Bacharelado em Sistema de Informação do CESUPA, Ricardo Pinto Maciel e Milton Vasquez Neto arregaçaram as mangas para realizar a campanha Byte Cidadão, cujo objetivo é a arrecadação de computadores usados para contribuir com o projeto de Inclusão Digital.
A campanha já arrecadou cerca de 20 micros e se estenderá até o dia 30 deste mês. A mobilização faz parte do projeto que irá criar laboratórios de informática em sete escolas públicas do município de Mãe do Rio, localizado no Nordeste Paraense.
De acordo com Ricardo Maciel, "o projeto pretende atingir as classes mais baixas do município, com a criação de cursos de computação, para que a população tenha a oportunidade de utilizar o computador tanto para coletar informações quanto para o uso no trabalho".
Serviço: A doação pode ser feita na unidade José Malcher do CESUPA, na Avenida Governador José Malcher, em Belém, próximo a 9 de janeiro.

Odlaniger Lourenço Damaceno Monteiro
http://www.odlaniger.pro.br
Centro Universitário do Pará (CESUPA)
http://www.cesupa.br
Área de Ciências Exatas e Tecnologia (ACET)
http://www.acet.cesupa.br

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Positivo Informática atinge a marca de 1 milhão de Windows Vista pré-instalados em computadores vendidos no Brasil


Kevin Turner, COO da Microsoft, entrega a Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática, placa de reconhecimento pela venda de 1 milhão de máquinas com Windows Vista.

A Microsoft Brasil e a Positivo Informática comemoram um grande marco no mercado consumidor de tecnologia. A Positivo Informática encerrou o último mês de abril com o recorde de 1 milhão de PCs e notebooks vendidos com o Windows Vista pré-instalado. O sistema operacional da Microsoft foi lançado para o usuário final em fevereiro de 2007 e mundialmente foram vendidas mais de 140 milhões de cópias, incluindo desde a versão indicada para iniciante no acesso à tecnologia, Windows Vista Starter Edition, até a mais completa, Windows Vista Ultimate.
"A Microsoft valoriza a parceria com a Positivo Informática, uma das maiores fabricantes globais de notebooks e desktops de nosso ecossistema de parceiros. A venda de 1 milhão de máquinas com Windows Vista pré-instalado posiciona a Positivo Informática entre nossos mais importantes parceiros no mundo e na América Latina", disse Kevin Turner, Chief Operation Officer da Microsoft Corporation, responsável pela liderança estratégica e operacional de vendas mundiais da Microsoft.
De acordo com Hélio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo Informática, a venda de 1 milhão de computadores com Windows Vista mostra a força da parceria com a Microsoft e coloca a Positivo Informática entre os maiores fabricantes do mundo, vendendo exclusivamente para o Brasil.
Outra novidade é a chegada ao mercado brasileiro do primeiro PC ultra portátil da Positivo Informática com o Windows na versão XP Home, o Mobo. "Estamos entusiasmados com o lançamento do novo Mobo, ultra portátil de baixo custo com sistema operacional Windows que atenderá às expectativas do público que deseja uma tecnologia acessível", disse Turner.
Ambas empresas também ampliaram a parceria de negócios. A partir de junho, o Office Home&Student 2007 estará nas lojas de varejo já pré-instalado nos modelos da linha Positivo Mobile de 12" - R41 e R46. "Nós temos várias ofertas com o novo pacote de produtividade embarcado, mas a sua maioria voltada ao público corporativo. Essa será a primeira comercialização em grande escala direcionada ao consumidor final. A partir de agora, os usuários domésticos e estudantes poderão adquirir máquinas com o Windows e Office para suas atividades diárias", comentou Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.

Preview

Infocentro Marabá
• Técnicos da Prodepa e da Sedect estiveram em Marabá, no sudeste do Estado, para montar o primeiro Infocentro Comunitário do Programa NavegaPará, projeto de inclusão digital do Governo do Estado. O Infocentro de Marabá funcionará como um local de formação e capacitação gratuita da sociedade para utilização do computador e do acesso à Internet. A inauguração do Infocentro foi realizada na quarta-feira passada.

Infocentro Guamá
• O Infocentro Comunitário de Marabá será o primeiro, de uma série de mais de 50, a serem inaugurados no Estado. O espaço terá 18 computadores novos, todos conectados à Internet e com sistema operacional Linux. O próximo Infocentro Comunitário será inaugurado no Instituto Lar Fabiano de Cristo, no bairro do Guamá, em Belém.

Interação
• No próximo dia 20, colaboradores da Amazônia Celular e da Oi vão participar de um evento especial. Será a primeira vez que haverá uma interação direta dos funcionários das duas operadoras após a compra efetiva da Amazônia Celular pela Oi.

Renovação
• A Amazon Corporation, renovou o parque tecnológico em seu data center com novos servidores Dell. A mudança garantirá aos clientes da Amazon acesso ininterrupto aos seus sites, banco de dados e e-mails, com maior espaço físico, racks para instalação de servidores, através do serviço de colocation, conectividade à Internet e gerenciamento / monitoramento.

Novos serviços
• Com a renovação, a Amazon Corporation investirá também em novos serviços, como planos de servidores virtuais (Hosting), alocação de espaço físico (Colocation), serviços de hospedagem com mais e-mails, espaço e subdomínios.

Microsoft
• O primeiro escritório da Microsoft na região Norte do país foi apresentado a jornalistas pelo gerente regional Norte e Nordeste, Luís Eduardo Pinto e pelo gerente da filial Belém, Mauro Bastos, durante um café da manhã, que explicaram como a gigante mundial do setor de software poderá colaborar no crescimento econômico do Pará e na melhoria da mão-de-obra para os grandes projetos que já estão e outros que estão chegando ao Estado. Aliás, o serviço de infra-estrutura do novo escritório, foi executado pela paraense Plant Engenharia.

Sistema de gestão
• Um sistema de gestão baseado em um software desenvolvido pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, aplicado em pelo menos 17 países da América Latina e do Caribe, na Europa Oriental (Geórgia) e na Ásia (Timor Leste), já foi implantado no Brasil, em três órgãos do governo federal (incluindo a Presidência da República), na prefeitura de São Paulo e no governo do Amazonas. Outras unidades da Federação estudam sua adoção.

Sigob
• Chamada Sigob (Sistema de Informação e Gestão para a Governabilidade), a ferramenta dispõe de 15 sistemas e tem entre seus pilares a transparência dos processos internos de gestão pública, através de uma espécie de mapeamento eletrônico das ações. Saiba mais em www.sigob.org/sigob

CCPP
• Para ‘dinamizar’ ainda mais as discussões sobre a propaganda paraense, especialmente sobre a criação publicitária, o CCPP - Clube de Criação Publicitária do Pará criou um blog. Uma rápida pesquisa no Google mostra que o ‘espaço para divulgar as suas idéias’ anda mesmo esquecido... A data do último post: 9/12/2005.

EPAEP 2008
• Durante a abertura do II Encontro Paraense de Engenharia de Produção - EPAEP 2008, na semana passada, o Vice-Reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, chamou a atenção para a carência detectada de profissionais dos setores de tecnologia e engenharia. A afirmação foi corroborada durante a palestra de David Leal, coordenador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores - PDF, onde foi apresentado estudo no qual o Estado do Pará deverá receber investimentos da ordem de 55 bilhões de reais até 2012, necessitando igualmente de um grande volume de mão-de-obra capacitada.

Pirataria
• Além dos mercados de software, fonográfico e audiovisual, a pirataria atinge os mais diversos setores da indústria de bens de consumo, como medicamentos, produtos de limpeza, óculos de sol, tênis, bebidas, combustíveis e brinquedos. A utilização desses produtos pode trazer inúmeros malefícios à saúde. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o uso de óculos piratas pode acarretar o desenvolvimento de diversas doenças, entre elas a catarata.

Veio, viu e gostou
• Joe McGrath, CEO e presidente mundial da Unisys, multinacional norte-americana fornecedora de serviços e soluções de Tecnologia da Informação (TI), esteve no Brasil em reunião com os principais clientes e executivos locais da companhia. O objetivo da visita foi avaliar novos investimentos na subsidiária brasileira, que ocupa hoje a quarta posição global. Resultado: McGrath ficou muito contente com o que viu e planeja acelerar o ritmo de investimento no País neste e nos próximos anos. Serão contempladas as áreas de Segurança, Open Source e Outsourcing, além da modernização e virtualização de ambientes de TI. Para o principal executivo da Unisys no mundo, injetar dinheiro no Brasil é garantia de retorno.

Symantec: mais 2
• A Symantec anuncia a inauguração de duas novas sedes, dando continuidade à estratégia de negócios iniciada no ano passado. Depois de Rio de Janeiro e Brasília, a empresa agora terá também espaço físico em Belo Horizonte e Porto Alegre. A decisão da empresa em inaugurar sedes nestas cidades foi permeada pelo significativo crescimento econômico das duas regiões nos últimos anos.

Nós da Comunicação
• O portal de comunicação corporativa Nós da Comunicação (www.nosdacomunicacao.com), lançado na segunda-feira, dia 12 de maio, no Rio de Janeiro, oferece aos profissionais e estudiosos da área um espaço para discutir, refletir e difundir assuntos relacionados ao setor e compartilhar conhecimento de forma transdisciplinar. Para os leitores e participantes, o Nós da Comunicação colocará à disposição um conteúdo rico e dinâmico, alimentado permanentemente com ajuda de dezenas de colaboradores distribuídos por empresas, veículos de comunicação e outras entidades.

Speed Racer na Claro
• A Claro traz, em primeira mão para os celulares, o filme Speed Racer. Dos mesmos criadores da trilogia Matrix, o filme, que estreou nas telonas no dia 9, já chegou os clientes da operadora, que podem baixar papéis de parede, protetores de tela, trailer e jogo download do piloto-prodígio. Tudo através do site do Claro Idéias

3º Conahpa
• Entre 18 e 22 acontece o 3º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (Conahpa), realizado pelo curso de Mestrado em Design, Centro de Pesquisa em Design, Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi. O evento, que se realiza pela primeira vez em São Paulo, é o único no País a debater este assunto e, este ano, abordará cinco temas especificos: Educação, Design de Hipermídia, Tecnologia e Sociedade, Design da Informação, e Aplicativos.

Mundo Digital

Sucesu
JoomlaDay Belém

A Sucesu Pará, o Cesupa e o Joomla! Paid’égua promoverão o I Encontro de Uusários e Desenvolvedores do SGC Joomla! - JoomlaDay Belém, nos dias 13 e 14 de junho no Auditório do Cesupa, Campus da José Malcher. O Joomla! é um sistema de gerenciamento de conteúdo livre, desenvolvido com o objetivo de simplificar o gerenciamento de intranets, portais e sites, inclusive trabalhando com e-commerce. (www.joomlapaidegua.com)

Via Linux Portal
Portal do código aberto

A Via Technologies anuciou o lançamento de uma versão Beta do Via Linux Portal, como parte de sua iniciativa para ampliar a colaboração entre a comunidade de desenvolvedores em código aberto. O novo portal oferece, inicialmente, duas novas distribuições Linux: Ubuntu 8.04 com drivers para os chipsets Via CN896, CX700/M e VX700; e Suse Linux Enterprise Desktop (SLED) 10 Service Pack 1 com drivers para o chipset CN896.

TIM de Música
Selo Carbon Free

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio TIM de Música receberá o selo Carbon Free por compensar a emissão de gases do efeito estufa. Assim como no ano passado, serão plantadas 194 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O local ainda será definido, mas o plantio será feito na estação das chuvas, período no qual se tem a menor mortandade das mudas. O Prêmio TIM de Música 2008 homenageia Dominguinhos no dia 28 de maio.

VM Tecnologia
Perfect English

Advogados, jurista e estudantes de direito acabam de ganhar um aliado. Trata-se do Perfect English, um aplicativo pessoal para correção ortográfica, gramatical e estilística na língua inglesa. Perfect English apresenta um completo módulo especial, com terminologia jurídica em Inglês, que corrige automaticamente a grafia e ajuda a encontrar a palavra exata para os termos correspondentes em língua portuguesa. www.perfectenglish.com.br

Penta-UP
Convite Holográfico

A Penta-UP Soluções Fotográficas (www.penta-up.com) acaba de trazer ao mercado brasileiro uma exclusividade: o Convite Holográfico, que proporciona um efeito divertido adicionando movimento ao produto. Com impressão holográfica é possível fazer o convite unindo as informações tradicionais e uma foto do casal com o efeito “Mini-movie” (uma pequena animação), onde o casal está se abraçando ou até mesmo se beijando, por exemplo.

Maxprint
Teclado Flexível

O teclado flexível à prova d’água da Maxprint está disponível em seis cores: azul, laranja, verde, rosa, cinza e preto. O teclado flexível é feito de silicone, totalmente atóxico e ino-doro, possui teclas macias e silenciosas, pode ser lavado e utilizado inclusive embaixo da água. Além disso, é de fácil instalação via porta USB e obedece a norma dos teclados padrões pela ABNT2. O teclado flexível da Maxprint está disponível nas principais lojas de informática de Belém.

HTC
7º Tela Viva Móvel

A HTC, líder mundial em smartphones e Pocket PCs baseados em Microsoft Windows Mobile, participou da 7ª edição do Tela Viva Móvel, encontro que reuniu empresas de serviços e entretenimento wireless. O evento foi promovido pela Converge Comunicações e aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, nos dias 13 e 14. Na ocasião, André Portes, diretor de vendas da HTC, apresentou a palestra “Na era dos smartphones”,

Habbo Hotel
Bate-papo banda Ludov

O Habbo Hotel (www.habbo.com.br), o primeiro hotel virtual para jovens do mundo, recebe a banda Ludov para um chat no dia 20 de maio, próxima terça-feira, às 15h00. Cerca de 50 pessoas conversam com os músicos, enquanto outras mil poderão assistir o papo pela Habbo TV. O Ludov está em turnê para divulgar o segundo álbum, Disco Paralelo, lançado no ano passado pelo selo Mondo77. Basta se cadastrar, criar sua identidade e entrar na sala.

NAB2008
Conexão Brasil-Las Vegas

São Paulo será palco para as novidades da NAB2008 no seminário Conexão Brasil-Las Vegas, que tem o apoio da distribuidora de componentes eletroeletrônicos Farnell Newark em parceria com a Tektronix, Sony, Apple e Quantum. O evento é iniciativa da AD Digital e ocorre no dia 29 de maio. As palestras apresentarão os lançamentos do maior evento do setor eletrônico para quem não conseguiu comparecer em Las Vegas na NAB2008.

F-Secure
Parceria com a Ação

Após adotar o formato de atendimento aos canais por meio de distribuidoras a F-Secure, fabricante finlandesa de soluções de segurança e ativos digitais, anuncia a ampliação da parceria com o Grupo Ação, um dos principais players do segmento de distribuição de informática. Entre os objetivos da iniciativa estão a consolidação da F-Secure em todo o território brasileiro e ampliação da oferta de soluções para o segmento de segurança.

Senac
Soluções Autodesk

O Senac Nacional firmou parceria com a Autodesk - empresa de software de design e conteúdo digital, fabricante do AutoCAD - para operar como Centro de Treinamento Autorizado Autodesk. A parceria contempla ainda a realização de seminários e a certificação de instrutores do Senac (Autodesk Certified Instructor) para habilitá-los a ministrar cursos de qualificação profissional nas soluções Autodesk. Para mais informações, acesse www.senac.br

Concurso
“Desafio Ninja Gaiden II”

Em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil, a Microsoft, em parceria com o Apontador.com, promove o concurso “Desafio Ninja Gaiden II”, com lançamento do jogo exclusivo para Xbox 360, que chega em junho e tem pré-venda a partir 20 de maio, e que trará brinde exclusivo aos jogadores que fizerem reserva do game. Para participar, os interessados deverão se cadastrar no site http://www.xbox.com/pt-br

HP
Reduz custo da impressão

A HP anuncia novas soluções de impressão para que pequenas empresas produzam material de marketing em seus escritórios, aumentem a produtividade e administrem de forma melhor seus ambientes de impressão com qualidade e economia. A nova linha de equipamentos para escritório com tecnologia jato de tinta profissional - HP Officejet - oferece um custo por página até 50% menor em comparação com outras impressoras a laser.

Intel
Kits de Inclusão Digital

A Intel anuncia um pacote de benefícios, em parceria com a Epcom e a Microsoft, com objetivo de facilitar o acesso à tecnologia de ponta por micros, pequenas e médias empresas. As empresas apresentarão aos empreendedores participantes Kits de Inclusão Digital, que combinam notebooks, desktops e servidores, e que se adaptam a diferentes necessidades e perfis de negócios, com opções de financiamento pelo Cartão BNDES e pelo BB.

Stracta
Linha de segurança

Destaque da nova linha de segurança da Stracta é o Sleep Alarm, que emite um alerta sonoro ou gera uma vibração caso a cabeça do motorista se incline para frente, indicando uma possível situação de sono ao volante, assegurando ao motorista atenção, muita segurança e prevenindo acidentes de trânsito. É vendido em duas versões, o bip sonoro ou vibratório. Com tamanho compacto, é facilmente colocado na orelha, sem desconforto.

Submarino
Mundo Apple

O Submarino lança um espaço exclusivo para vendas de produtos Apple (www.submarino.com.br/mundoapple) em seu site. O Mundo Apple disponibiliza aos consumidores brasileiros toda a linha de produtos da marca, de Macbooks e Ipods até acessórios e aplicativos. O novo espaço do site proporciona a comodidade de em um só lugar, o cliente comprar e receber em casa produtos de uma das marcas mais valorizadas do mundo.

Brother
laser com wireless

Chegou a nova impressora laser color da Brother. O modelo HL 4070 CDW tem como principal característica a função wireless, que permite conexão em rede sem fio. Possui velocidade de 21 ppm, tanto para impressões monocromáticas quanto coloridas, e apresenta resolução de 2400 X 600 dpi. Além disso, é compacta, o que facilita sua instalação quando se tem pouco espaço. A HL 4070 CDW já está disponível na GOMAQ. Preço: R$ 2.349,00

Multilaser
Mini receptor de tv digital

A Multilaser acaba de lançar o Mini Receptor de TV digital com interface USB 2.0. Através do aparelho, é possível assistir e gravar programas de TV digital diretamente no computador. Compatível com Windows Vista, a novidade é fácil de instalar e oferece a reprodução na tecnologia time-shifting, que permite assistir e gravar programas de TV com replay instantâneo e pausa na programação. O preço do mini receptor de tv digital é de R$ 325,99

Kingston
Drive flash e leitor USB

O DataTraveler Micro Reader Kingston é sinônimo de praticidade e mobilidade. Permite armazenamento, transferência de dados e funciona como leitor de diferentes formatos de cartões de memória como microSD, micro SDHC e Micro Stick (M2). Com este drive flash e leitor USB tudo-em-um, os usuários de dispositivos digitais portáteis não precisam mais carregar cabos e adaptadores. Preço: 1GB (R$ 79,00); 2GB (R$ 119,90) e 4GB (R$ 179,90).

Microsoft
Office 2008 para Mac

A Microsoft ultimou detalhes sobre os bons resultados nas vendas de Office 2008 para o Mac e reafirmou seu compromisso com futuros produtos para a plataforma. Desde o lançamento, na Macworld Expo 2008, as vendas da suíte de produtividade continuam a crescer, quando comparada à comercialização de qualquer versão anterior do Office para o Mac. Baixe a atualização gratuitamente em http://www.microsoft.com/mac/downloads.mspx

HDI Brasil
Greg Oxton no Brasil

HDI Brasil traz ao Brasil Greg Oxton, um dos papas da área de Gestão do Conhecimento. Greg, diretor executivo do CSI, Consortium for Service Innovation, vai apresentar a palestra “A evolução do suporte ao cliente e seus ensinamentos - 5 coisas que muitos fizeram e que você NÃO precisa repetir”. O executivo é um dos keynotes da 1ª. Conferência e Expo Internacional que acontece nos 19 e 20 de maio, em São Paulo. (www.hdibrasil.com.br/2008)

Office para Mac
VBA versões futuras

A Microsoft voltará a trazer suporte à linguagem VBA para a próxima versão do Office para Mac. Apesar do aumento do suporte no Office 2008 com ferramentas alternativas de script, como o Automator e o AppleScript – e também o trabalho feito com a MacTech Magazine para criar um manual de referência (http://www.mactech.com/vba-transition-guide) - a empresa entende que o suporte a VBA é importante para um grupo específico de clientes.

HTC
IDC Brazil Business Mobility

A HTC, líder mundial em smartphones e PDAs baseados em Microsoft Windows Mobile, participou como apoiadora da 2ª edição da IDC Brazil Business Mobility & Convergence Conference, na última terça-feira(13), em São Paulo. Rodrigo Byrro, gerente de produto da HTC, juntamente com Celso Winik, diretor da divisão de mobilidade da Microsoft Brasil, fez uma palestra sobre as novas tecnologias associadas à plataforma Windows Mobile.

Biostar
Computex 2008-Taiwan

A fabricante mundial de placas-mãe e placas de vídeo, Biostar, participará nos próximos dias 3 a 7 de junho, em Tapei, Taiwan, da Computex, Feira Internacional de Tecnologia da Informação. Na evento, a Biostar terá demonstrações ao vivo da nova série TPower, voltada especialmente aos usuários profissionais ou semi-profissinais de vídeo ou gamers, que necessitam de alta performance e qualidade de imagem durante as jogadas.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Prodepa recebe licença da Anatel

A Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará, Prodepa, recebeu da Anatel (Agência Nacional de Tecomunicações) na manhã de ontem, 12 de maio, a licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). Com a licença, a Prodepa transforma-se em uma empresa de Telecomunicações, com liberação para operar em serviços de telefonia e transmissão de dados (internet). No Pará, empresas privadas como a Embratel e a Oi/Telemar já prestam esse serviço. A licença SCM é o maior grau de credenciamento concedido pela Anatel.
A licença foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 12 de maio, e já entrou em vigor. A liberação não tem prazo para expirar e vale para projetos em âmbito nacional e internacional.
A Prodepa é a primeira empresa pública do Norte, Nordeste e centro-oeste a conquistar a licença. A nível nacional apenas quatro instituições possuem a liberação: Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), Procergs (Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, Prodabel (Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte) e a Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará)
De acordo com o presidente da Prodepa, Renato Francês, a licença é uma conquista inédita e vai desenvolver o Programa NAVEGAPARÁ. "A partir de agora a Prodepa vai prover o acesso a própria rede do NAVEGAPARÁ sem necessitar a contratação do serviço de outras operadoras de telecomunicações. Isso se caracteriza num ganho real para o Estado", disse Renato.
Ainda de acordo com Renato, além de disponibilizar o acesso à internet de banda larga, a licença vai possibilitar ao NAVEGAPARÁ a utilização do VOIP (transmissão de voz/ áudio pela internet), IPTV (transmissão de imagens pela internet) e Vídeo conferência (transmissão de imagens em tempo real).
O Programa NAVEGAPARÁ tem o objetivo de interligar as regiões do Estado através de rede fibra óptica, levando internet de alta velocidade para os municípios e reduzir assim a exclusão digital no Pará. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e a Empresa de Processamento de Dados do Estado.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

TRÊS TOQUES para... Mauro Correia, criador do site www.paidegua.com.br.


1 A seção mais visitada do Paid’égua é, disparada, a de fotos das baladas. Você diria que o combustível do site é o ego dos internautas?

Temos, de fato, altos índices de acesso na seção In Foco, que é a área do site em que disponibilizamos toda a cobertura fotográfica que o Paidégua faz de festas e eventos, mas não podemos dizer que isto seja o combustível do Paidégua ou que o Paidégua alimente-se do ego e da vaidade das pessoas. Primeiro porque promovemos o evento e não a pessoa em si. Segundo porque o paidégua também traz notícias factuais, informações sobre turismo, música, teatro, dança, exposições, lançamentos literários, palestras, espetáculos de humor e várias outras programações artísticas e culturais. Através das colunas, apresentamos assuntos variados nas áreas de marketing (não apenas marketing pessoal), coquetelaria, cinema e literatura. Recentemente entrou no ar o espaço Magazine, que traz enquetes, curiosidades, dicas e acontecimentos. Acredito que os acessos à seção In Foco, tem maior visibilidade, devido aos internautas pocurarem obter informações sobre os eventos e quem andou circulando por lá.

2 Você é uma pessoa muito conhecida no circuito de festas em Belém. Essa sua proximidade com o público ajuda o site de alguma forma?


Creio que sim!? (risos) Nos tempos de globalização, as relações sociais adquiridas junto aos grupos influentes da sociedade tornam-se um grande facilitador para qualquer segmento de mercado, principalmente o nicho publicitário-entretenimento, e o público é o termômetro dos acontecimentos que possam tornar-se interessantes para o site Paidegua.com.br. Então, o fato de você ser conhecido nas principais rodas sociais não só da sua cidade, como também, com contatos extras, sendo estes através de intercâmbios de notícias, antenado com pessoas que fazem acontecer, é de vital importância para o sucesso desse empreendimento. Não podemos esquecer do inusitado, que não está no olho do furacão, porém pode produzir fatos interessantes, sempre se deve estar atento para o momento inesperado.
Finalizando, o corpo-a-corpo é tudo para o profissional de comunicação, podendo assim, decifrar novas tendências, tentando sempre vislumbrar o futuro com olhos no presente.

3 Há rumores de que o Paid’égua vai virar uma revista. Quantos e quais casos você conhece de publicações virtuais de sucesso que obtiveram a mesma aceitação no mundo offline?
Não sei de nenhum site que tenha migrado para o suporte impresso e que tenha se destacado da mesma forma que na web. De qualquer forma, porém, não é isso o que pretendemos com a Revista Paidégua - que, aliás, já é um projeto em execução com previsão de lançamento para este ano. Não temos a pretensão de simplesmente transportar o que já fazemos na internet para a mídia impressa. Sabemos que são dois meios diferentes, que exigem linguagem e configurações também diferentes. Acreditamos que podemos ampliar as possibilidades do Paidégua, tanto em termos de produção - pois há muita coisa que poderá ser feita no impresso e que não podemos fazer no site, como publicar textos mais extensos e densos, por exemplo - quanto em termos de apreciação, pois há quem prefira as mídias impressas às digitais, o que é absolutamente natural.

Preview

JoomlaDay Belém
• A SUCESU-Pará e o Joomla! Paid’égua promoverão o I Encontro de Usuários e Desenvolvedores do SGC Joomla! - JoomlaDay Belém nos dias 13 e 14 de junho no Auditório do Cesupa da Av. Gov. José Malcher. Para quem ainda não conhece, o Joomla! é um sistema de gerenciamento de conteúdo livre, desenvolvido com o objetivo de simplificar o gerenciamento de intranets, portais e sites, inclusive trabalhando com e-commerce. Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas através do site www.joomlapaidegua.com.

TIM e Carbon Free
• Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio TIM de Música receberá o selo Carbon Free por compensar a emissão de gases do efeito estufa. Assim como no ano passado, serão plantadas 194 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O local ainda será definido, mas o plantio será feito na estação das chuvas, período no qual se tem a menor mortandade das mudas. O Prêmio TIM de Música 2008 homenageia Dominguinhos e acontece no dia 28 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Microsoft no Norte
• Belém ganha hoje o primeiro escritório da Microsoft no Norte do país. A gigante dos softwares reforçará ainda mais sua presença em nossa região com uma representação localizada no edifício Síntese 21. Mauro Bastos é o gerente local da multinacional.

Trainee da Oi
• As inscrições para as vagas de Trainee da Oi já estão abertas, através do site www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi. O programa, que destina vagas para o Rio de Janeiro, se dividirá em duas vertentes. Um grupo será formado por 20 pessoas com perfil generalista e com mais tempo de formado, de dois a cinco anos. A proposta é selecionar aqueles que possam ocupar cargos executivos após o término do programa de formação, que deve durar aproximadamente 18 meses.

Trainee da Oi
• O objetivo macro do programa é desenvolvê-lo em serviços, negócios, liderança, além de estimular o próprio autodesenvolvimento. O outro grupo, com 80 vagas será de trainees voltados para a área tecnológica. Quem entrar cursará um programa de pós-graduação na modalidade de especialização, de três meses em regime de dedicação integral e receberá uma bolsa auxílio. Os que tiverem melhor desempenho serão efetivados como trainees, e receberão programa de formação específica, também com cerca de 18 meses que incluirá learning tour, certificações, além de programa específico para Serviços e Liderança.

RP Informa
• O RP Informa é o blog oficial do curso de Comunicação Social-Relações Públicas, do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM. O espaço é destinado à divulgação dos conhecimentos e eventos do curso. Um novo canal de comunicação com o objetivo de melhorar o relacionamento entre alunos e professores na instituição.

Studentes of the Word
• O CDI foi escolhido entre várias ONGs no mundo para receber um projeto da Studentes of the Word (SOW), organização concebida e liderada por estudantes universitários, dedicada à sensibilização do público para o ativismo e para as questões sociais que afetam a comunidade internacional.

Studentes of the Word
• No Brasil, os CDI Pará, Rio de Janeiro e Bahia serão contemplados com o projeto, que consiste na criação de documentários sobre algumas comunidades atendidas pelo CDI, criação de um site para apoio a captação de recursos e a consequente divulgação deste material produzido, no próximo mês de setembro, no Clinton Global Initiative, que será realizado em Nova York (um DVD com este material será entregue na bolsa de cada participante.

Asus EEEPC
• A Sol Informática comemora as ótimas vendas do Asus EEEPC, um pequeno notebook, que com memória Flash no lugar do disco rígido e tela de 7 polegadas, tem feito um bom número de adeptos. Vale a pena conhecê-lo.

EPAEP 2008
• O II Encontro Paraense de Engenharia de Produção - EPAEP 2008, está acontecendo de 06 a 09 de maio, em Belém/PA. O evento que terá como local o auditório Albano Franco da Fiepa - Federação das Indústrias do Estado do Pará, tem como público alvo alunos de graduação e pós-graduação de cursos de Engenharia de Produção e de cursos de áreas afins e profissionais do setor industrial, comercial e de serviços, que utilizam da logística em seu dia-a-dia. As inscrições para a programação técnica, composta por Palestras, Mesas Redondas, Cases Empresariais e mini-cursos, pode ser feitas diretamente pelo site do evento em www.epaep.com.br.

Crescimento da TIM 1
• A TIM está festejando o crescimento de 23,7% da base de clientes em relação ao primeiro trimestre de 2007, acima da média de mercado (23,2%); 1,3 milhão de adições líquidas, totalizando 32,5 milhões de clientes. Base de clientes de planos pós-pagos da TIM atinge 20,8% do total e se mantém acima da média de mercado (18,6%).

Crescimento da TIM 2
• O resultado foi impulsionado pela contínua expansão do tráfego de voz e pelo aumento do uso de Serviços de Valor Agregado (VAS). A receita de VAS alcançou R$ 327,1 milhões, 29% acima do primeiro trimestre de 2007, e representa 8,4% da receita bruta total de serviços. MMS (Multimedia Messaging Service) e downloads, entre outros serviços inovadores, já alcançam 54% das receitas de VAS.

Inclusão Digital
• O Secretário Adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rodrigo Ortiz, confirmou que Belém será sede da sétima versão da Oficina da Inclusão Digital. Ortiz participou de reunião na Prodepa para tratar da programação do evento, que acontecerá em novembro. Será a primeira vez que a capital paraense sediará a oficina, tendo o Governo do Estado como organizador, através da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).

15º Educador Educar
• A transição do ensino tradicional para o do século 21, com todas as novidades da tecnologia educacional, será exposta na 15ª Educar - Feira Internacional de Educação, que acontece de 14 a 17 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. Com o tema “Portos de passagem: culturas e saberes em movimento” o evento espera receber 50 mil educadores de todo o Brasil e movimentar R$ 120 milhões em negócios.

Geração Internet
• As mudanças nos sistemas educacionais para acompanhar a chamada “Geração Internet” também será tema de diversas conferências do 15º Educador – Congresso Internacional de Educação e do 4º Educador Management –Seminário de Gestão em Educação, que acontecem simultaneamente à feira, com 51 palestras. A adequação da mentalidade e a qualificação do professor para o contato com jovens de capacidade cognitiva da era tecnológica vai esquentar os debates. Informações, participação e a programação completa do evento no site: www.educador.com.br

Fafá concorre
• Fafá de Belém é a representante paraense deste ano no Prêmio TIM, concorrendo a três categorias, com o CD Ao Vivo: Melhor Disco Canção Popular, Melhor Cantora Canção Popular e Melhor Cantora Voto Popular.

Prêmio TIM
• A cerimônia de entrega do Prêmio, que este ano homenageia o pernambucano Dominguinhos, será no dia 28 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Pelo voto popular, serão eleitos o melhor cantor e a melhor cantora, que poderão ser votados pelo público através do site www.premiotim.com.br, a partir de 08 de maio, ou por mensagem de texto (SMS), enviando o comando VOT para 628. “A TIM entende a grande relevância da música brasileira, inclusive no cenário mundial, onde já é uma referência. Por isso a importância em investir em iniciativas como esta, que reafirmam os valores da cultura nacional.”, afirma José Luiz Liberato, diretor de Imagem e Publicidade da TIM.

Mundo Digital

Luis Esteter
Novo Diretor na HP

A HP Brasil anuncia Luis Esteter como novo Diretor de Vendas e Marketing de Suprimentos da HP no Brasil. Esteter, que já trabalha na HP há seis anos, já passou por diversas posições, entre elas Gerente de desenvolvimento de negócios e canal. Nesta função, o executivo liderou o Programa HP Original, que tem como objetivo fidelizar as revendas da HP na área de suprimentos. O programa atinge hoje mais de 4.5 mil revendas cadastradas.

Nokia Mapas
Nokia e ARC Transistance

A Nokia e a ARC Transistance anunciaram um acordo para oferecer Informações sobre Trânsito em Tempo Real (RTTI, sigla em inglês) para usuários de dispositivos móveis Nokia. A Nokia irá oferecer o serviço como uma oferta especial no Nokia Mapas 2.0 e em versões futuras do Nokia Mapas. O anúncio representa um importante marco para o Nokia Mapas, aplicativo que torna a navegação ainda mais atraente para os proprietários de dispositivos Nokia.

Anpei
de Inovação Tecnológica

A inovação contada por quem inova. Assim será a maior parte da programação da VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que ocorrerá de 19 a 21 de maio no Expominas, em Belo Horizonte-MG. Promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), o evento terá a participação de 26 empresas, de pequeno, médio e grande porte, brasileiras e estrangeiras. (www.anpei.org.br/viiiconferencia)

Stylelens
Mercado da moda

Para democratizar a informação o Stylelens acaba de desembarcar no Brasil, onde busca disseminar a informação de moda e apresentar desfiles, como também as principais tendências de varejo, vitrines e ruas do mundo, através de um acervo de mais de 100 mil fotos atualizadas em tempo real. Fundada na Califórnia-EUA, a ferramenta virtual tem um diferencial caracterizado pela análise de tendências contínua de cada estação.

Motorola
Soluções WLAN

A Motorola anuncia a disponibilidade de seu portfólio completo de soluções WLAN (Wireless Local Area Network) para a América Latina, com a mais ampla linha de sistemas sem fio para empresas e instituições públicas da região. As soluções WLAN incluem o portfolio de banda larga sem fio MOTOwi4, para atender a clientes corporativos e órgãos públicos em toda América Latina, sem a necessidade de recorrer a produtos de terceiros.

Fórum de TI
Delta Serviços Logísticos

A Delta Serviços Logísticos participa do Fórum Internacional de Tecnologia da Informação Aplicada à Logística & Supply Chain, que acontece de 13 a 15 de maio em São Paulo, paralelamente à Expo TI Log 2008. A empresa fará a apresentação do tutorial “Integração de Tecnologias para a Gestão de Abastecimento de Pontos de Venda”, que mostrará uma solução tecnológica para clientes que necessitam de soluções customizadas.

Entel
TI Meeting 2008

A Entel participou, no último dia 6, da 4ª edição do TI Meeting 2008, evento de Gestão de Tecnologia da Informação do Nordeste. A Entel apresentou soluções e tendências na área de outsourcing de impressão. O evento aconteceu na Bahia e foi direcionado a CIOS’s, diretores e gerentes da área de TI e Comunicação. O Gerente de Produtos e Negócios Simpress, Paulo Theophilo apresentou a palestra “Do outsourcing de impressão à gestão de documentos”.

Seminário Nacional
Divulgação científica

Interessados em disseminar conhecimentos das áreas de empreendedorismo e inovação terão até 19 de maio para enviar artigos técnico-científicos à Chamada de Trabalhos do XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. (www.seminarionacional.com.br). Acadêmicos, pesquisadores e empreendedores terão a oportunidade de divulgar trabalhos técnico-científicos, entre os dias 22 a 26 de setembro deste ano, em Aracaju-SE.

SMART Board
Treinamento gratuito

A SMART Technologies anunciou que seu treinamento gratuito de línguas online pode agora ser feito em cinco idiomas e o acesso gratuito está disponível em mais de 70 países em todo o mundo. Para melhorar o suporte aos usuários, a SMART expandiu seu serviço de treinamento de Inglês para Inglês, Francês, Alemão, Português e Espanhol. o mais compreensível e acessível programa de educação online sobre lousas interativas do mercado.

Abranet
Encontro e provedores

A Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet) promove no dia 15 o evento “Acesso Internet Via Rádio - Licença SCM - e o Papel dos Provedores nas Cidades Digitais”. O encontro reunirá interessados em fornecer acesso via rádio com o objetivo de esclarecer a obtenção da licença de Serviço de Comunicação Multimídia e discutir as formas de contribuição para os projetos das cidades digitais.

Positivo Informática
“Aprendendo com Nemo”

A Positivo Informática acaba de lançar o CD-ROM “Procurando Nemo: Aprendendo com Nemo” (foto), inspirado nas aventuras submarinas dos adorados personagens do filme da Disney “Procurando Nemo”. Indicado para crianças de 2 a 5 anos, o CD-ROM educativo aborda conteúdos como identificação de letras e números e estimula as habilidades de contar e identificar números, entre outros conceitos de matemática simples. Preço sugerido: R$ 29,90.

Razer
Mousepad Destructor

A Razer lançou o mousepad Destructor, que promete intensificar o desempenho do gamer. O produto foi testado e aprovado por algumas equipes, como a Fnatic, Check Six, Team World Elite, MYM e Lunatic Hai que são mundialmente conhecidas, e atestam à qualidade do Destructor. Com uma área ampla de uso (350mm (comprimento) x 280mm (largura) x 2.3mm (altura), o Desdructor também pode ser usado em tarefas do dia-a-dia. Preço sugerido: R$ 179,00.

Seagate
HD FreeAgent Pro 1 TB

Oferecendo o que há de mais inusitado na tecnologia de armazenamento de dados, a Seagate traz para ao Brasil o o disco externo FreeAgent Pro de 1 TeraByte. O HD oferece a possibilidade de personalizar a experiência digital com a ferramenta easy-to-use, aplicação que permite gerenciar múltiplos discos, auto backup, determinar pontos de recuperação, acessar armazenamentos on-line e, ainda, oferece diagnóstico. No Brasil o preço sugerido é R$ 900,00.

Blog cria séries para o Dia das Mães

O blog Nós Duas, da jornalista Priscila Sérvulo, propõe a internautas séries temáticas. Visitantes já participaram do SER MÃE É...
E, agora, contam o que aprenderam com suas mães que vão transmitir aos filhos.
A jornalista Priscila Sérvulo criou o www.blognosduas.com.br para contar sobre sua experiência com a filha Isadora, de um ano e nove meses, depois da morte do companheiro Fábio, 18 dias antes do aniversário de um ano da filha.
“Logo depois da estréia, senti que blog é um veículo com vocação interativa, e que a história ficaria muito mais interessante e rica criada em conjunto”, afirma.
Buscando o caminho da participação dos internautas, Priscila sempre incentiva essa possibilidade em seus posts. “Acho que as pessoas gostam de saber e aprender com as experiências alheias. Mas também se realizam ao dividir suas próprias vivências”, conclui.
Já há alguns visitantes e participações cativas. Os próprios posts, às vezes, também são utilizados para avisos aos internautas, como se fosse um manual sobre a dinâmica do blog.
“Embora minha experiência como blogueira seja iniciante, digo que, depois da Isadora, blog é a maior maravilha do mundo. Estou adorando a possibilidade de poder escrever a reescrever a nossa história. Como na vida, não podemos mudar o passado, mas podemos enxergá-lo de outra maneira. Assim, quem quiser ver novas fotos, sugiro que voltem aos posts mais antigos. Há algumas imagens muito especiais, como a minha parceirinha na barriga… Não podíamos ficar sem essa! (Primeiro post, em 2 de abril de 2008, Convite à vida)”, avisa a blogueira-mãe em um desses recados.

Serviço: www.blognosduas.com.br
Série “Ser mãe é...”: a partir do post 16 de abril
Série “De mãe para filho”: post 7 de maio

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Vale do Rio Doce é o destaque do 2º Encontro Paraense de Engeharia de Produção – EPAEP

O II Encontro Paraense de Engenharia de Produção - EPAEP 2008, que acontece até sexta-feira (09), no Auditório da Unama - Campus Alcindo Cacela, em Belém/PA, tem como destaque desta quinta-feira(08, case empresarial que será apresentado pela Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores empresas mineradoras do mundo e que tem vários projetos em andamento e em implantação no estado.
A palestra da Vale, programada para as 21h, encerrará o terceiro dia da programação do evento que ainda conta com Mesas Redondas, Cases Empresariais e mini-cursos.
Outro destaque é a palestra que será apresentada pelas ORM - Organizações Rômulo Maiorana, às 17h, onde será apresentada toda a logística operacional dos jornais O LIBERAL e Amazônia Jornal, pertencentes ao grupo de comunicação.
Organizado pelas coordenações de cursos de Engenharia da Produção da Universidade da Amazônia - Unama, Centro de Estudos Superiores do Pará - Cesupa e Universidade do Estado do Pará - UEPA, o evento envolverá comunidade acadêmica e profissional da área, e terá uma programação com palestras, mini-cursos, mesas redondas, apresentação de cases empresariais, visitas técnicas e sessão de pôster, dentro do tema – Logística: Oportunidades e Desafios na Amazônia.

II Encontro Paraense de Engenharia de Produção - EPAEP 2008
Fone: (91) 4009-3147
(www.epaep.com.br)

Pará inaugura, em Marabá, o primeiro infocentro público do estado

É o passo inicial para implantação do NavegaPará, o maior programa de inclusão digital do Brasil, que vai levar internet de alta velocidade a mais de dois milhões de pessoas em todo o estado

Foi inaugurado hoje (7/5) o primeiro Infocentro Público do Pará. Situada em Marabá, a unidade disponibiliza à população acesso à internet de alta velocidade. No infocentro, os usuários poderão produzir trabalhos e documentos, desenvolver estudos e pesquisas, além de ser atendidos por monitores que ministrarão cursos e oficinas. A iniciativa faz parte do programa do governo paraense, o NavegaPará, que vai levar internet de alta velocidade a mais de dois milhões de pessoas em todo o estado. Considerado o maior programa de inclusão digital do país, o NavegaPará acontece a partir de dois convênios: com a Eletronorte e com a Rede de Fibra Óptica Metrobel.
A Eletronorte tem no estado 1.800 quilômetros de cabos de fibra ótica para transmissão de energia. O convênio permite que o Governo do Pará use a fibra para integrar os municípios via internet. O projeto prevê a ação em treze municípios: Santa Maria, Pacajá, Altamira, Abaetetuba, Tailândia, Barcarena, Tucuruí, Jacundá, Marabá, Uruará, Rurópolis, Santarém e Itaituba, além de Belém, que dispõe da rede local Metrobel. Nesses municípios, o governo estadual vai construir as chamadas Cidades Digitais, que são pequenas redes para baixar o sinal da Eletronorte. O programa vai disponibilizar, em cada cidade, pelo menos dois infocentros públicos com pelo menos 20 computadores cada.
As conexões municipais vão interligar, por internet de alta velocidade, as principais instituições governamentais, como hospitais, escolas, delegacias, órgãos federais, estaduais e prefeituras (serão cerca de 500 pontos de conexão no interior e 300 pontos na região metropolitana de Belém, interligando as principais unidades administrativas).
Além dos benefícios facilmente perceptíveis como o acesso do cidadão aos equipamentos e facilidades da internet, o NavegaPará beneficia a população, de forma direta, em três áreas essenciais: educação, saúde e segurança.
Na área da educação, será possível a interligação das escolas por internet de alta velocidade, disponibilizando máquinas para pesquisas de alunos e professores; treinamento e cursos de qualificação profissional por meio de telecentros.
Na área da segurança, o NavegaPará vai possibilitar o uso de câmeras de vigilância nas cidades; a interligação por internet de alta velocidade de todas as delegacias e principais órgãos do sistema de segurança; melhoria na fiscalização das extensas divisas do Estado, a partir de um cadastro online com nomes de pessoas e placas de veículos, dificultando a ação de quadrilhas; e ampliação dos serviços de governança eletrônica (serviços públicos prestados via internet), como consultas sobre documentos e concursos públicos.
Na área da saúde, primeiro estarão interligados por internet de alta velocidade os hospitais, postos de atendimento e almoxarifados, otimizando os serviços diretos à população. Os telecentros vão viabilizar ações como conferências médicas via internet, agilidade no fornecimento de laudos, obtenção, de forma instantânea, de um segundo diagnóstico médico, além de treinamento à distância no setor para comunidades e agentes sociais de lugares de difícil acesso.

“Mais do que um projeto de inclusão digital ou de gestão, o NavegaPará é um programa de inclusão econômica e social”

Ana Júlia Carepa - Governadora

Para o setor produtivo, o NavegaPará vai disponibilizar os telecentros de negócios, que possibilitarão a empresas, sindicatos e associações de classe promoverem debates à distância, reuniões, treinamentos, cursos e seminários, além de usarem a internet como meio direto de negócios, com mostra e venda de produtos.
“Mais do que um projeto de inclusão digital ou de gestão, o NavegaPará é um programa de inclusão econômica e social”, define a governadora Ana Júlia. “E se insere no objetivo amplo de implantarmos um novo modelo de desenvolvimento no Pará, onde a circulação da informação é essencial para construirmos competitividade não apenas no setor produtivo, mas junto aos profissionais, ao cidadão. Não posso deixar o Estado se esfacelar com os municípios tão distantes da esfera de poder e de decisões administrativas”, disse ela, reafirmando sua intenção de manter a união do estado.

terça-feira, 6 de maio de 2008

OI contrata Trópico, AsGa e centro de referência CPqD para o desenvolvimento de projetos de rede e serviços

A Oi, primeira empresa quadri-play do Brasil, está ampliando seus investimentos em tecnologia nacional. A companhia fechou contrato com as empresas brasileiras Trópico Sistemas de Telecomunicações e AsGa Sistemas para o desenvolvimento de projetos que serão utilizados na implementação da portabilidade numérica na rede de telefonia fixa. Além disso, a Oi ampliou contrato com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) para uso de solução tecnológica para envio automático de ordens de serviço para gerenciamento da rede. Juntos, os três contratos têm valor aproximado de R$ 50 milhões para este ano.
“Estamos comprometidos em impulsionar a expansão do setor de tecnologia no Brasil, com investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento de empresas nacionais. Para uma companhia 100% brasileira como a Oi, a existência de uma indústria local forte e de pólos de tecnologia de ponta como o CPqD representa um grande diferencial competitivo. Para atingir nossos objetivos de crescimento, vamos estimular e demandar cada vez mais tecnologia desenvolvida no Brasil”, afirmou o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco.

Portabilidade

A portabilidade numérica, que permitirá aos clientes manter o número do telefone ao mudar de operadora ou endereço, começará a ser oferecida em agosto para algumas localidades e evoluirá gradualmente até o primeiro trimestre de 2009, quando chegará aos grandes centros do país.
O contrato com a fornecedora Trópico – uma joint-venture entre a Promon e o CPqD – prevê a expansão da rede de sinalização chamada 7IP, com a implantação dos servidores de sinalização em todos os 16 estados que compõem a rede de telefonia fixa da Oi. Atualmente, eles estão presentes em 11 estados.
A rede de sinalização 7IP foi desenvolvida em conjunto pelas equipes técnicas da Oi e do CPqD, cabendo à Trópico implementar a solução, que consiste na centralização da inteligência de toda a rede fixa, e ainda desenvolver a solução de portabilidade numérica da empresa. A AsGa, por sua vez, será responsável pela utilização das informações providas pelos servidores de sinalização 7IP para complemento da execução do serviço de portabilidade.
O projeto de expansão dos servidores 7IP da Trópico começou em março, no Ceará, e segue gradualmente para Pernambuco (abril), Minas Gerais (maio), Bahia (junho) e Rio de Janeiro (julho). Este é o maior investimento da Oi na Trópico, que já desenvolveu projetos importantes para a companhia, como bilhetagem por minuto, controle de chamada de pré-pago (AICE), bilhetagem do acesso discado à internet e controle de bloqueios e permissões de chamadas.

Gerenciamento de rede

Maior centro de pesquisas em telecomunicações da América Latina, o CPqD fornecerá à Oi a nova versão do software SGE, que permite o envio automático de ordens de serviço aos técnicos responsáveis pelo gerenciamento da rede externa da companhia. Ao centralizar o envio de informações aos profissionais de campo, a Oi ganhou agilidade na manutenção da rede.
Implantado com sucesso há cerca de quatro anos pela Oi, o SGE tem sido aprimorado com atualizações tecnológicas desenvolvidas a partir de pesquisas do CPqD. Os dados centralizados pelo software são transmitidos para os aparelhos móveis dos aproximadamente 20 mil técnicos que atuam a serviço da companhia.

Sobre a Oi:

A Oi é pioneira na prestação de serviços convergentes e integrados de telecomunicações no Brasil. A empresa oferece transmissão de voz local e em longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento.
No mercado de varejo, a Oi atua em 16 estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste (Região I) e, no mercado corporativo e de longa distância, a companhia opera nacionalmente. Além disso, a Oi adquiriu licença para operar telefonia móvel em São Paulo, fortalecendo o posicionamento estratégico de sua cobertura.
A Oi encerrou o mês de março com cerca de 33 milhões de clientes, sendo 14 milhões em telefonia fixa, 17,3 milhões em telefonia móvel e 1,6 milhão em banda larga.

Sobre a Trópico:

A Trópico Sistemas de Telecomunicações S.A., fundada em 1999 através de uma joint-venture entre a Promon, empresa líder em tecnologia com forte expressão no setor de telecomunicações, e o CPqD, maior centro de pesquisa em telecomunicações da América Latina, responde por mais de oito milhões de terminais digitais, cerca de 20% da planta instalada em todo o Brasil. Recentemente, expandiu sua atuação para os Estados Unidos e outros países da América Latina. No final de 2001, a Trópico Telecomunicações recebeu um investimento minoritário da Cisco Systems.

Sobre a AsGa Sistemas:

A AsGa Sistemas é uma empresa que se dedica a projetar, desenvolver e comercializar soluções de software e hardware para o mercado de telecomunicações. Nascida da AsGa S/A, lider nacional no segmento de modens ópticos (aproximadamente 75% de todos os modens ópticos instalados no Brasil levam a marca AsGa) a AsGa Sistemas faz parte de uma estratégia de diversificação que visa o fortalecimento estrutural do grupo.

Sobre o CPqD:

Há 31 anos atuando em Telecom e Tecnologia da Informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Oficina da Inclusão Digital

O Secretário Adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rodrigo Ortiz, confirmou que Belém será sede da sétima versão da Oficina da Inclusão Digital. Ortiz participou de reunião na Prodepa para tratar da programação do evento, que acontecerá em novembro. Será a primeira vez que a capital paraense sediará a oficina, tendo o Governo do Estado como organizador, através da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).

Asus EEEPC - tela de 7 polegadas


A Sol Informática comemora as ótimas vendas do Asus EEEPC, um pequeno notebook, que com memória Flash no lugar do disco rígido e tela de 7 polegadas, tem feito um bom número de adeptos. Vale a pena conhecê-lo.

Vagas abertas para programa de trainee da Oi

As inscrições para as vagas de Trainee da Oi já estão abertas, através do site www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi. O programa, que destina vagas para o Rio de Janeiro, se dividirá em duas vertentes. Um grupo será formado por 20 pessoas com perfil generalista e com mais tempo de formado, de dois a cinco anos. A proposta é selecionar aqueles que possam ocupar cargos executivos após o término do programa de formação, que deve durar aproximadamente 18 meses. O objetivo macro do programa é desenvolvê-lo em serviços, negócios, liderança, além de estimular o próprio autodesenvolvimento. O outro grupo, com 80 vagas será de trainees voltados para a área tecnológica. Quem entrar cursará um programa de pós-graduação na modalidade de especialização, de três meses em regime de dedicação integral e receberá uma bolsa auxílio. Os que tiverem melhor desempenho serão efetivados como trainees, e receberão programa de formação específica, também com cerca de 18 meses que incluirá learning tour, certificações, além de programa específico para Serviços e Liderança.

domingo, 4 de maio de 2008

Pioneer do Brasil inaugura sua nova fábrica em Manaus



Manaus ganhou um ótimo presente logo após o dia do trabalho: Na sexta-feira, 02/05, foi inaugurada a fábrica própria da Pioneer, na Avenida Torquato Tapajós, número 4920. Presente valioso para a cidade a nova unidade fabril que possui instalações duas vezes maiores que as anteriores, promete dar um salto de ocupação de mão de obra até o fim deste ano: de 500 para 700 empregados.
A localização privilegiada do prédio, próximo ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, facilitará os negócios que, assim como o número de funcionários, que também deve ser multiplicado. A ambição certa da Pioneer para os próximos anos é aumentar gradativamente os alvos de exportação dos equipamentos de som e imagem produzidos em Manaus para toda a América do Sul.
“Tudo caminha favorável desde que a pedra inaugural foi colocada para a construção do novo prédio, em 14 de junho do ano passado. No mesmo mês começamos terraplanagem do terreno e a fábrica foi construída em tempo recorde. E desde o dia 7 de abril começamos a produção nesta unidade”, conta a gerente de Planejamento da Pioneer, Inês Carolina Barbosa. A fábrica já está completamente pronta, e está sendo concluído o paisagismo da área externa para a inauguração do dia 2 de maio.
Há quatro anos e meio instalada no pólo industrial de Manaus, a antiga unidade de 6 mil metros quadrados era alugada. Agora, o novo espaço ocupa imponentes 40 mil metros quadrados, erguidos sob um investimento total (compra de terreno, construção e instalação da fábrica, além de aquisição de novas máquinas e equipamentos de última geração) de R$ 26 milhões.

Modernidade Absoluta na fábrica

A gerente de Planejamento destaca, entre os novos investimentos, o sistema de tratamento de ar que reduz o grau de impurezas, o piso antiestático, roupas e calçados especiais para cada área fabril e a utilização do air shower em todas as entradas da fábrica ampliando o conceito de “produção mais limpa”. Como o nome já diz, o equipamento adquirido air shower é uma espécie de chuveiro de ar que vai dar um “banho” de ar em todos que entrarem na fábrica. Segundo Inês Carolina, com esses investimentos a Pioneer busca a excelência na qualidade. “Desejamos através de produtos inovadores, compartilhar a mesma emoção sentida pelos clientes, assegurando o compromisso do perfeito funcionamento do produto, aumentando a confiança dos mesmos”, destaca.

Pioneira

A fábrica de Manaus é a pioneira no Brasil e há 101 unidades da Pioneer em todo o mundo, entre fábricas e escritórios de desenvolvimento, totalizando 38.000 funcionários.
A fábrica em Manaus tem 13 mil metros quadrados, mais que o dobro de área construída da antiga unidade. O restante, ou quase 30 mil metros quadrados, segundo a gerente de Planejamento da Pioneer, será de área verde, área de lazer destinada aos funcionários e parte será utilizada em uma futura expansão.

Produção

Hoje a fábrica da Pioneer produz imagem e som: DVD, sintonizador de TV e som automotivo. São 18 produtos de última geração destinados ao mercado final e as montadoras de veículos. A linha de produtos 2008 apresenta o que há de mais moderno em tecnologia, qualidade de som e design, mas são surpresas a serem reveladas ao longo deste ano.
A produção na fábrica em Manaus cresce a cada ano. No primeiro ano da Pioneer em Manaus foram produzidos 300 mil aparelhos e quatro anos depois a empresa fechou o ano com 800 mil aparelhos, um crescimento bastante significativo de 160%. “Aumentamos nossa capacidade produtiva com a aquisição de novas máquinas e nossa meta para esse ano é uma produção recorde: 1 milhão de aparelhos”, anuncia a gerente de Planejamento da Pioneer.
“Atualmente, a Pioneer é líder absoluta no segmento de som automotivo, em um mercado estimado em 3 milhões de carros novos por ano”, comemora Inês Carolina.